Pão de batata

Já tentando cumprir minhas resoluções culinárias de 2012: pão de batata. A receita original é toda do Cozinhadosvurdons e eu só fiz mudanças pontuais. A ideia de rechear com alho poró veio da internet (misturei as receitas do Tudogostoso e do Nabiroskinha, com algumas modificações) e acabei fazendo uma parte com recheio de linguiça calabresa e cebola (por causa da criançada).

Ingredientes para a massa
  • 400gr de batatas
  • 4 envelopes de fermento biológico seco
  • 250ml de leite morno
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 3 ovos
  • sal (a gosto - usei 1 colher de chá)
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 800gr de farinha de trigo
Preparo
Lave as batatas, corte-as em quatro partes (para o cozimento ser mais rápido e mais uniforme) e cozinhe-as (com casca mesmo). Quando as batatas estiverem cozidas, mas ainda quentes (atenção ao detalhe do ainda quentes: já quebrei um espremedor na casa da minha mãe por não prestar atenção a ele), passe-as no espremedor (não precisa descascar, a casca não passa pelos buracos).

Misture a farinha de trigo, o fermento (seco), o açúcar e o sal. Acrescente o leite morno e a manteiga. Mexa bem. Acrescente os ovos (um a um) e, por fim, acrescente as batatas amassadas (ainda mornas). Sove bem a massa.

A massa fica bem leve e não desprega totalmente das mãos, portanto, cuidado para não acrescentar farinha demais (observação das meninas do Cozinhadosvurdons)

Deixe a massa crescer por, aproximadamente, 40min. (em uma vasilha tampada com um pano e em um local onde não haja circulação constante de ar). Aproveite esse tempo para fazer o(s) recheio(s).

Quando a massa tiver crescido, abra-a, com um rolo, em uma superfície lisa, limpa e seca. Corte a massa (com um cortador ou um copo) e recheie-a.

Ajeite os pães em uma forma (polvilhada com farinha) e deixe crescer por, aproximadamente, mais 15min.

Pincele gema de ovo por cima e leve para assar em forno médio por, aproximadamente, 20min (esse tempo varia bastante, dependendo do forno).






Ingredientes para o recheio
  • 1 colher de manteiga
  • meio talo de alho poró (lavado e picado)
  • sal (a gosto)
  • 5 colheres (sopa) de batatas (cozidas e amassadas)
  • água
Frite o alho poró na manteiga, acrescente o sal (a gosto). Acrescente as batatas e a água e deixe cozinhar. Cozinhe, mexendo de tempos em tempos, até que a água evapore e o recheio chegue ao ponto desejado (O amido das batatas fará com que o recheio fique cremoso).

Use esse creme para rechear os discos de pão de batata (lembrando de não usar recheio demais e de fechar bem cada pãozinho)


Referências: CozinhadosvurdonsTudogostosoNabiroskinha

Comentarios

www.amsk.org.br ha dicho que…
A idéia do alho poró é muito boa, por aqui fazemos pastéis recheados com ele, ameixas pretas, azeitonas e cebola - mel e shoyu pra temperar ... fica divino.

com carinho redobrado e desejo que se cumpram as resoluções de 2012;

cozinha dos vurdóns
Guloso e Saudável ha dicho que…
Chef,
Muito boa receita eu também faço uma semelhante, os pães ficam muito leves e saborosos, mas nunca rechiei.
Abraço,
Vânia
Chef Daniel Deywes ha dicho que…
Esse pão ficou bem on-line né? É muito bom pegar idéias desses blogs legais que nos acompanha.

Ótimas fotos, ficou um pão muito bonito

abraço e feliz 2012

Daniel Deywes
http://feitonahora.blogspot.com
Daniel ha dicho que…
Vurdons, adorei essa ideia dos pasteis! vou experimentar e conto como ficou!!!

Vania, procurei receitas de pao de batata no seu blog antes de fazer, mas nao encontrei (nao devo ter procurado direito)

Daniel, adoro testar as receitas dos companheiros de blog. ja linkei uma receita sua tambem... a torta de tomate, se nao me engano). abracao e feliz 2012 pra voce tambem!!

Entradas populares de este blog

O que dá pra fazer: Romanesco assado

Sächsische Eierschecke (ou torta de ovos da Saxônia)

Chocolate Crème Fraîche Cake