miércoles, 26 de octubre de 2011

Bolo de caramelo com cobertura trufada de chocolate meio amargo

Prometi, para esta semana, uma torta trufada. Apesar de já ter feito componentes de torta trufada, nunca tinha feito uma inteira antes. Inicialmente, pensei em fazer uma torta expressa (à Panelaterapia.com), mas fuçando no Fettediamore.com.br, encontrei esta receita de bolo de caramelo e achei que seria uma opção bem melhor fazer um bolo de caramelo com cobertura trufada de chocolate meio amargo.

A receita original, como eu mencionei, é do Fettediamore. Reescrevi algumas coisas, considerando os passos que eu segui para fazer meu bolo, mas não fiz grandes mudanças (nem nos ingredientes, nem no preparo). Minha maior mudança foi a cobertura (e acho que vale a pena dar uma olhada na cobertura sugerida pelo Fettediamore).

Ingredientes da massa:
  • 250g de açúcar
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 100g de manteiga amolecida
  • 150g de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento químico
  • 3 ovos
  • 1 colher de chá de essência de baunilha

Preparo do bolo:
Em uma panela, coloque 100g de açúcar e leve ao fogo (baixo) para derreter. Espere (sem ficar mexendo) até ficar com cor de caramelo.

Tome muito cuidado para não se queimar e nunca, nunca, nunca, nunca tenha crianças por perto quando estiver derretendo açúcar  (queimaduras com açúcar são extremamente sérias e violentas).

Também tome cuidado para não queimar o açúcar.

Quando o açúcar estiver derretido, misture o creme de leite e essência de baunilha e mexa.

Reserve esse caramelo.


Observações:
  1. Na receita original, o  Fettediamore falou para ferver o creme de leite (não fervi);
  2. Meu caramelo ficou com algumas pedras de açúcar, não sei se foi erro na hora de misturar, ou se foi pelo fato de não ter fervido o creme de leite, mas não foi nada que uma peneira não resolva;
  3. Provavelmente, ficará açúcar grudado em sua panela. NÃO tente tirá-lo ainda quente. Encha a panela com água quente e espere;
  4. Tive que me policiar para não comer todo o caramelo no dedo! O gosto ficou muito bom.

Na sequência do bolo: Bata a manteiga com 150g de açúcar até obter um creme claro e cremoso. Acrescente as gemas (uma por vez), o caramelo e a farinha de trigo (até este ponto, você pode misturar até na batedeira - sem preocupações -, se quiser).

Quando a mistura (acima) estiver homogênea, misture o fermento químico. Inicialmente, misture o fermento em uma pequena porção da massa e depois misture essa pequena porção ao restante da massa (foi assim que aprendi, pelo menos).




Em seguida, bata as claras em neve e incorpore-as à massa gentilmente. Eu aprendi que é importante usar uma vasilha grande na hora de misturar as claras em neve à massa: o espaço possibilita que a massa fique mais aerada (e, consequentemente, mais fofinha)

















Despeje a massa em uma forma (utilizei uma anti-aderente redonda, de fundo removível) e leve o bolo para assar em forno médio por 25-30 minutos.

Não abra o forno enquanto a massa estiver crua - isso interrompe o processo de fermentação e a massa não cresce direito. Provavelmente, antes de 20min a sua massa não estará assada.

Após 25min (aproximadamente), já deverá ser possível abrir o forno (antes de abrir, veja pelo vidro se a massa já está com aspecto de assada; outro sinal importante é cheiro de bolo - que toma a casa toda à medida que a massa vai assando).






Espete um palito de dentes no centro do bolo. Se ele sair limpo, o bolo já está assado. Se ele sair com pedaços de massa, deixe assar por mais alguns minutos.

Quando o bolo estiver assado, desligue o forno e deixe-o dentro do fornopor mais alguns minutos (4min, segundo a receita original, do Fettediamore).




Em seguida, retire o bolo do forno e deixe-o esfriar antes de tentar desenformar.



Para a cobertura trufada de chocolate meio amargo

  • 200g de chocolate meio amargo
  • 1 lata de creme de leite (sem o soro)
  • 50ml de licor de marula (ou conhaque, ou whisky - opcional)


Em vez de dar muitas explicações, deixo o vídeo do chef Diego Lozano (vai ser mais ilustrativo). Ele faz trufas trufas mesmo. Como eu estava fazendo cobertura, não usei manteiga e despejei a cobertura trufada sobre o bolo antes de ela gelar.








Por fim, confesso que furei o bolo e despejei o soro do creme de leite misturado a 1 colher (sopa) de licor de marula - eu tinha prometido uma torta e, para não ficar tão tão distante da minha promessa, fiz isso para o bolo ficar mais molhado.

3 comentarios:

Fette di Amore gastronomia dijo...

Chef,
que honra poder ser citado por aqui, obrigado pela menção!!

Gosto demais da massa desse bolo, é deliciosa e uma peça coringa que combina com tudo. Essa sua cobertura então, uma delícia!!

Abraço!!

Guloso e Saudável dijo...

Ótimo passo a passo, muito didático, belíssima receita de bolo de caramelo.
Abraço
Vâniagumberv

Chef Wannabe dijo...

Fettediamore, eu que fico honrado com a visita: a sua receita realmente é ótima> a torta não durou nem 24h.

Guloso e saudável, os créditos pela belíssima receita vão para o Fettediamore.

abraços
:)