Mustazzoli

Uns dias atrás eu vi o canal da Laura Vitale no YouTube.com (nem lembro como cheguei a ele). Dentre as receitas, me chamou a atenção esta de Mostaccioli, que eu achei que deveria tentar.

Bom... antes que me perguntem sobre o estranhamento entre os possíveis nomes da receita: vi referências na internet a mostaccioli como uma massa (tipo penne) e achei referências a Mustazzoli como sendo um biscoito a base de farinha, açúcar, limão e especiarias. Mas os nomes Mostacciuoli, Mastazzola, Mustazzueli, 'Nnasprati, Mustazzòli, 'Nnsparati, Scagliòzzi, Castagnole e Scajèzzuli também parecem ser válidos para este biscoito.

Bom... não que essa questão do nome vá fazer diferença.... De qualquer forma, a receita é bem simples (basicamente, misturar a parte seca com a parte úmida) e é interessante pra quem não quer comer derivados de leite e ovos (nas instruções originais, tem uma etapa final de pincelar os mostaccioli com ovo - que eu pulei -, mas é só isso).

Na minha versão, aqui em casa, fiz algumas alterações (um pouco de fibra de trigo, menos açúcar, açúcar mascavo no lugar do cristal, etc.), mas nada tão significativo (por isso, deixo a receita da Vitale).

Um dos pontos que achei que podem ser complicados na receita é achar o ponto da massa (já que não dá pra determinar, de antemão, a quantidade exata de água a ser utilizada.... no meu caso, por exemplo, nem foi necessário por cauda da quantidade de suco que a laranja gerou). Na dúvida sobre o ponto da massa, ele aparece na receita aos 3'09'' (ou nesta outra receita aqui, aos 4''34'').

Ingredientes:
3 xícaras de farinha de trigo
1,25 xícara de açúcar
1,5 colher colher de sopa de fermento químico
0,25 colher de sopa de canela em pó
0,25 colher de sopa de cravos (moídos)
0,25 colher de sopa de noz moscada ralada
1 colher de sopa de baunilha
raspa da casca de uma laranja e o suco da laranja
raspa da casca e suco de 0,5 limão
pitada de sal
0,5 xícara de água morna (caso seja necessário)

Preparo
Misture todos os ingredientes secos (farinha, açúcar, fermento, canela, cravos, noz moscada e sal).

Acrescente as raspas da casca da laranja (raspe, usando um ralador fino, sem atingir a parte branca da casca).

Incorpore o suco da laranja e do limão.

Caso seja necessário, para dar ponto, acrescente a água morna aos poucos. A massa deve ficar levemente grudenta, mas maleável (soltando das mãos).

Cubra a massa e leve à geladeira por, aproximadamente, 30min.


Sobre uma superfície enfarinhada, abra a massa (até atingir uma espessura de 1-2 dedos) e corte-a em losangos...

...mas se quiser tentar outros formatos - arredondados, achatados, etc - também fique a vontade para testar.

Leve para assar em forno médio por 15-20min (até estarem dourados).


A receita manda deixar esfriar antes de retirar da forma (eu achei que isso significava que eles poderiam sair desmanchando do forno, mas firmar depois), mas quando puxei a minha forma do forno, eles já soltaram naturalmente (apenas polvilhei farinha na forma).

Caso queira, cubra com chocolate (ou um fondant) e bom apetite

Comentarios

Entradas populares de este blog

O que dá pra fazer: Romanesco assado

Sächsische Eierschecke (ou torta de ovos da Saxônia)

Chocolate Crème Fraîche Cake