viernes, 24 de junio de 2011

Mac and Cheese

Estava procurando uma receita simples e gostosa de Mac and Cheese. Até agora, a melhor (e mais fácil) foi a seguinte:

500g de macarrão (não tem necessidade de cozinhar em água)
600ml de creme de leite (3 caixinhas regulares)
100g de bacon (já frito)
400g de queijo mussarela ralado 
50g de queijo gorgonzola ralado
5 colheres de queijo parmesão ralado
noz moscada (uma pitada, ralada)
cebolinha picada
pitada de sal (a gosto)
pitada de pimenta do reino (a gosto)

A única complicação desta receita é a antecedência. O preparo, basicamente, consiste em misturar tudo (inclusive o macarrão cru), em uma assadeira, cobrir com papel alumínio e deixar na geladeira de um dia para o outro.
No dia seguinte, levar para assar em forno médio e gratinar.

Para quem prefere uma receita mais tradicional, aí vão: food network e tom jefferson's mac and cheese

sábado, 4 de junio de 2011

Capeletti de Queijo ao Molho de Carne com Cerveja Preta (Hilda Furacão)

Previously, on lost... ops.. na verdade só estou retomando a última receita: eu havia reservado uma quantidade razoável  (mais de 1 litro) de molho de carne com cerveja preta (da receita que pode ser vista aqui) e precisava de uma receita para usar esse molho.

Daí veio a ideia de um capeletti de queijo ao molho de carne com cerveja preta.
Para quem tem tempo e disposição, sugiro fazer a massa de Capeletti (e até já facilito a vida, com um link para as instruções do Petiscos.com).

A atividade pode ser divertida para se fazer num fim de semana, com calma, em grupo (todo mundo na cozinha, rindo, conversando, exercendo o bom e velho direito à maledicência e etc.), mas para fazer sozinho, na correria do dia a dia é complicado....

Assim sendo, apelei para uma massa fresca industrializada (sei que há uma contradição nessa combinação de palavras, mas foi a embalagem quem disse isso, não eu) de capeletti de queijo.

Como o molho e a massa já estavam prontos, a montagem da receita basicamente foi: ferver o molho e utilizá-lo para cozinhar a massa (seguindo o raciocínio de que o molho estava ralo e o amido da massa ajudaria a engrossá-lo).
Esperei a massa cozinhar e ficar al dente (cozida, mas ainda firme). Coloquei a massa com o molho em uma assadeira e coloquei queijo mussarela (e um pouco de parmesão) por cima e levei ao forno apenas para gratinar.