sábado, 23 de abril de 2011

Bolinho assado de milho


Acho tão prático que aqui vendem embalagens com 5 espigas de milho, já sem a palha. E melhor ainda, essas espigas normalmente são novas e saborosas.

Além de comer o milho cozido, de vez em quando tenho umas ideias de receitas...

Esse corn bread foi uma receita que fiz duas vezes e gostei bastante:

Ingredientes
5 espigas de milho
queijo parmesão ralado (a vontade, para dar sabor)
1/2 colher de café de fermento em pó (fermento químico)
sal a gosto
outros temperos a gosto (1 cebola picada em cubos pequenos, ou 1 alho poró cortado em rodelas finas, ou alguns dentes de alho amassados, ou queijos ralados..... a gosto...)
opcional: cubos (grandes) de mussarela ou linguiça calabresa para rechear


Preparo
Ralar o milho em ralo grosso (apenas o milho, não o sabugo.. hehehe) ou bater no liquidificador. Prefiro ralar.

Misturar o parmesão ralado, e outros temperos (nessa receita da foto), utilizei alho poró cortado em rodelas finas.

Misturar o fermento químico (minha mãe ensinou que a misturar o fermento numa pequena porção da massa e depois misturar essa pequena porção ao restante da massa... sempre funcionou, nunca tentei outro jeito);

Virar a massa em formas individuais (como na foto ao lado), colocando cubos grandes de queijo mussarela para rechear (também pode ser outro recheio) e levar ao forno médio por cerca de 20min (ou até crescer e dourar). Prefiro essas formas individuais de silicone porque eliminam a necessidade de untar e porque elas já dividem as porções... mas é possível usar uma forma normal, untada (eu também enfarinharia com farinha de milho para não grudar)

Imagino que seja possível fazer a mesma receita com milho em lata, mas lembrando que o milho em lata tem mais conservantes, mais sódio e mais etc.

viernes, 22 de abril de 2011

Torta folhada de brócolis com ricota

A ideia pra esta receita veio da Spinach and Feta Filo Pie do Jamie Oliver (só pra variar), mas com algumas modificações (só pra variar). Na minha versão, fiz uma torta de massa folhada com recheio de brócolis, ovos, ricota e gorgonzola. 

Ingredientes:
1 pacote de massa folhada
1 maço de brócolis
200g de ricota
50g de gorgonzola
3 ovos
sal a gosto
azeite
(e será necessário papel manteiga para evitar que a massa grude na forma)

Preparo:
Em primeiro lugar, a receita mais prática de massa folhada que conheço é: vá ao supermercado e compre massa pronta (para quem tiver tempo e paciência para fazer a massa folhada, aqui vai a receita do canal sabor intenso no youtube)

Comece pré-aquecendo a forma (vazia mesmo) para que a parte de baixo da massa folhada fique crocante.

Limpe um maço o brócolis e cozinhe-o rapidamente - como a torta ainda será finalizada no forno, não é necessário cozinhar demais (eu, particularmente, não gosto de descartar folhas e talos; prefiro aproveitá-los e minimizar o desperdício de comida).

Esfarele a ricota e o gorgonzola grossamente. Misture o brócolis cozido e 3 ovos (não é necessário misturar bem; aliás, muito pelo contrário: é interessante que a mistura NÃO fique homogênea: assim, será possível identificar os ingredientes na torta pronta). Se necessário, acrescentar uma pitada de sal.

Molhe uma folha de papel manteiga (com água mesmo) e regue a folha com azeite (para evitar que a massa folhada grude). Ajeite folhas da massa sobre o papel manteiga e coloque (o papel com a massa) na forma já aquecida.

Despeje o recheio e cubra com mais algumas folhas de massa folhada.

Leve ao forno médio por cerca de 20min (ou até a massa ficar dourada).

E bom apetite.