miércoles, 14 de enero de 2015

Fazendo a fila andar: Risoto de carne seca (com banana tostada)

Esta receita me traz memórias de cozinha...

Não tinha muito tempo que eu tinha saído da casa dos meia pais e vi uma receita de arroz de forno, com banana da terra e carne de sol. Chamei os amigos em casa para uma sessão risaiada, almoço e boa companhia e preparei a receita que vi. Lembro que não ficou ruim... Mas achei meio seco.

O tempo passou e resolvi retomar aquela combinação de sabores, mas tentando corrigir o que eu tinha achado que podia melhorar. Em vez de fazer arroz de forno, optei por um risoto,

Não coloquei as quantidades na receita (porque já tem tanto tempo que este post está parado que nem lembro direito quanto usei). Para ter um guia de quantidades, use de 100m a 150g de arroz por pessoa, meia colher de manteiga por porção e meia xícara de vinho para cada porção (se for usar suco de limão, sugiro usar a metade disso) - a quantidade de carne, queijo, temperos e outros acompanhamentos já depende do gosto de cada um.

Ingredientes
Arroz arbóreo
Manteiga
Caldo (de legumes, frango ou carne: no caso, optei pelo de legumes)
sal e temperos (a gosto)
Carne seca (carne de sol)
Banana (neste caso, optei por uma caturra mesmo)
Queijo parmesão (ralado na hora)
Cebolinha (ou cheiro verde) a gosto
Vinho branco (ou suco de limão)

Preparo

Em uma panela, derreta a manteiga e doure bem todos os grãos de arroz (mexa bem para garantir que todos os grãos serão dourados)

Acrescente sal e temperos e continue mexendo constantemente.

Acrescente o vinho branco (ou suco de limão), sempre mexendo o arroz.

Acrescente a carne seca já dessalgada e desfiada (você pode comprar a carne salgada e deixar de molho em água gelada da noite para o dia na geladeira, cozinhar e desfiar... ou pode comprar já dessalgada e desfiada - não é difícil de achar).
Aos poucos, misture o caldo de legumes - sempre mexendo constantemente.

A ideia de acrescentar o caldo aos poucos e ir mexendo sempre é fazer com que o arroz libere o amido natural (o que vai fazer o risoto ficar cremoso).

Para saber se o arroz já está cozido, experimente um grão de arroz (no caso do arbóreo, o arroz deve estar macio, mas com a parte central ainda al dente - levemente resistente à mordida).

A quantidade de líquido a deixar no arroz antes de desligar o fogo depende do gosto de cada um: você pode desligar o arroz e colocar uma última concha de caldo, ou pode deixar uma quantidade maior de caldo, ou pode até mesmo deixar secar mais. Eu prefiro o risoto ainda com caldo, mas um caldo mais cremoso.

Lembre-se sempre de provar o sal ao final do cozimento´.


Para a composição final, fatie as bananas longitudinalmente...

...e doure na frigideira, com manteiga.

Disponha as bananas (já douradas) em uma vasilha (no meu caso, usei um ramequim)



Coloque o risoto sobre as bananas, e finalize com queijo parmesão (ralado na hora) e cheiro verde

E bom apetite!

1 comentario:

www.amsk.org.br dijo...

Adoro comida com banana da terra. Combinação perfeita.

bjs nossos e um 2015 fabuloso.