martes, 6 de enero de 2015

Biscotti de cenoura e castanha de caju

 Já tinha um tempo que eu não fazia biscotti e eu estava com umas cenouras sobrando na geladeira. Pensei em juntar as duas coisas e fazer um biscotti de cenoura.

Dei uma olhada na internet e vi um Biscotti Integral de Cenoura e Amêndoa (no  Suvellecuisine.com). Achei a receita bem legal (mas minha farinha integral tinha acabado e eu estava mais afim de fazer a receita apenas com ingredientes que eu tinha em casa).

No meu biscotti (menos integral que o do Suvellecuisine.com), tentei usar bem pouco açúcar - a cenoura já tem um gosto naturalmente adocicado e eu tenho uma tendência a preferir doces levemente adocicados aos fortemente doces (então, não queria arriscar).

Optei também por ralar a cenoura no ralo grosso (para quem prefere uma textura mais homogênea, sugiro ralo fino e/ou bater/processar a cenoura).


Ingredientes

2 cenouras médias (raladas)
2 ovos
essência de baunilha (a gosto)
400g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento químico
1 pitada de sal
100g de castanha de caju (torrada e granulada)
4-5 colheres (sopa) de açúcar

Preparo
Pré-aqueça o forno.

Para facilitar a mistura final, misture inicialmente os ingredientes secos (farinha, sal, açúcar e fermento)... e, em seguida, misture (separadamente) os ingredientes molhados (cenoura ralada, ovos, castanha, essência de baunilha).



Em seguida, misture todos os ingredientes.


A massa deverá ficar grudenta, mas ainda moldável.



Despeje a massa sobre uma superfície enfarinhada e, polvilhando com farinha por cima, molde-a no formato de um tronco.


Coloque a massa em uma forma enfarinhada e leve para assar (em forno alto) por aproximadamente 20min.



Deixe a massa esfriar e fatie (na diagonal).


Redistribua a massa na forma (não há necessidade de untar ou enfarinhar a forma, nem de deixar espaço separando os biscoitos porque eles não vão mais grudar, nem crescer).

Leve para assar novamente por 20-40min (a definição do tempo dessa segunda assada depende de como você prefere seus biscottis: deixando mais tempo, ele fica mais crocante), virando os biscottis na metade do tempo para ficar homogêneo dos dois lados.



Conserve em local seco e fechado (não exige refrigeração) e bom apetite!