sábado, 27 de diciembre de 2014

Panqueca de dois (digo, seis) ingredientes

 Poucos dias atrás, comprei algumas bananas, mas elas começaram a amadurecer rápido demais (assustadoramente rápido demais). Lembrei da receita de panqueca de dois ingredientes do OurBestBites e resolvi tentar.

Teoricamente, a receita só precisa de dois ingredientes (banana e ovos) e não leva mais nada.

Bom... Não leva mais nada, mas o próprio OurBestBites sugere acrescentar canela e fermento.

Foto copiada do OurBestBites
Segui os passos da receita, mas não rolou (a panqueca queimou por baixo, mas não ficou com consistência para virar). O que me levou a acrescentar farinha (foi pouco, mas foi necessário) e tive que usar manteiga na frigideira (era antiaderente, mas sem manteiga ainda não estava rolando).



No fim das contas, minha panqueca de dois ingredientes ficou assim:

2 bananas nanicas
2 ovos
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico
Canela (a gosto)
Manteiga (para fritar) - ao todo, devo ter usado menos de 1 colher de sopa para fritar todas as panquecas (é só ir colocando aos poucos)

Preparo
Bata todos os ingredientes (todos menos a manteiga, claro) no liquidificador.

Aqueça a frigideira (recomendo antiaderente). Coloque uma pequena porção de manteiga (a ponta de uma colher) na frigideira e espalhe.

Coloque uma porção de massa (formando um disco de 5cm de diâmetro, aproximadamente) e deixe fritar até formar bolhas pequenas na superfície) e vire.


Ao contrário da massa tradicional de panqueca (em que essas bolhas são bem aparentes e marcadas), nesta massa de banana as bolhas são pequenas (se você esperar até as bolhas grandes, a massa vai torrar por baixo - sim, tentei baixar o fogo, mas não foi suficiente: o ideal foi virar a massa quando as bolhas ainda estão pequenas mesmo).

Quando virar a panqueca, espere ela estufar/crescer um pouco (por causa do fermento) e dourar levemente (aproximadamente 1min).

Sirva as panquecas em pilhas, acompanhadas de geleia, mel, ou manteiga (ou até mesmo pura, porque essa massa fica bem gostosa por si só) e bom apetite!

Atualização: estava vendo uns vídeos de receitas outro dia, e vi uma dica de não empilhar as panquecas enquanto está fazendo (isso, segundo o vídeo, deixaria as panquecas que ficam na base da pilha mais massudas). Fica a sugestão de empilhar apenas na hora de comer (porque é super divertido dar uma garfada cortando várias panquecas...)

No hay comentarios: