martes, 18 de marzo de 2014

Salteña

A primeira vez que eu experimentei uma salteña foi em fevereiro, em uma cantina de Florianópolis:

(eu) - Moça, ontem de manhã, enquanto eu esperava meu cappuccino, veio um moço aqui, pediu coisa e ficou revoltado que não tinha. Acho que ouvi ele falando 'Saldanha'.
(moça da cantina) - Saltenha! É tipo um pastel assado, mas com massa mais fina. É de origem espanhola e o daqui é um dos melhores da cidade.
- E hoje tem?
- Tem sim


No dia seguinte, olhando o cardápio de um café, ainda em Florianópolis:
(eu) - Olha, Ana, aqui também tem daquela salteña que eu te falei.
(Ana) - Sabe que, nesse tempo em Floripa, eu nunca tinha reparado nisso?
Ouvindo a conversa, a garçonete argentina se aproxima e começa a explicar: É tipo uma empanada, mas com massa mais fina. É de origem argentina e é muito gostoso. Querem experimentar?

Para aumentar a confusão geográfica, quando fui estudar um pouco sobre salteña (Wikipedia.org, Tudogostoso.com.brSaltenha - MSTV) vi que é uma receita originária da Bolívia.

Minha conclusão: é uma receita de um país de língua espanhola. A massa realmente é muito gostosa e fina (eu diria até amanteigada) e as possibilidades de recheio são diversas: em Floripa, eu vi de 1) Chester com alho poró, 2) carne agridoce com pimenta, 3) camarão e 4) tomate seco com ricota; como a massa rende bastante, aqui em casa, fiz de berinjela, frango e geleia de pimenta.

Segui a receita do Saltenha - MSTV (vídeo). Já ressalto que a diferença entre a massa que eu fiz e as que eu vi (e comi) é que usei farinha integral: a minha massa não ficou com a cor e a textura exatas das que eu conhecia (mas isso já era esperado quando eu optei pela farinha integral).


Ingredientes
800g de farinha de trigo
200g de manteiga
1 ovo
1 colher (sopa) colorau
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
água morna

Preparo
Misture os ingredientes secos (farinha, açúcar e sal).

Derreta a manteiga e dissolva o colorau e acrescente à massa (formando como se fosse uma farofa).

Acrescente o ovo e misture à massa.


Acrescente a água morna (aos poucos), até conseguir uma massa homogênea, que se solta facilmente das mãos.

Deixe a massa descansar por meia hora antes de começar a abrir.

A massa é bem fácil de trabalhar e não foi necessário enfarinhar a superfície para abri-la com um rolo.

Corte a massa com um cortador (ou copo, ou xícara, ou forma) e recheie (deixo o recheio a gosto - a sugestão do MSTV é de frango com batatas.

Asse, em forno médio, por aproximadamente 40min. (ou até ficarem levemente douradas por cima).

Se, como eu, você optar por fazer salteñas de recheios diferentes, lembre-se de fazer dobras diferentes com a massa (para que fique fácil identificar qual é de que quando ela estiver assada).

Pelo que li, na Bolívia é um salgado que se come no café da manhã. Aqui em casa, comi no jantar (e nos lanches também).

Independente de quando você for comer: bom apetite!
:)

3 comentarios:

Guloso e Saudável dijo...

Oi Daniel,
Parecem empanadas, eu conheci-as na Argentina, lógico preferi as menos tradicionais as assadas, vou experimentar esta receita de saltenhas.
Beijo,
Vânia

www.amsk.org.br dijo...

Maravilha. Conheço as da Espanha, as empanadas tradicionais espanholas, mas já comí as saltenhas da Bolívia... as de milho são divinas.

Enfim, vou ver se tem farinha no carroção.

bjs muitos

Wagner Silva dijo...

Bom dia Fernanda e Daniel, tudo bem?


Parabéns pelo seu blog! É ótimo, suas sugestões gastronômicas são muito inspiradoras!

Vimos que vocês têm muitas receitas no seu blog e queremos lhes apresentar www.tuasreceitas.com.br, um site onde nossos usuários podem procurar entre mais de 350.000 receitas dos sites web e blogs mais populares do Brasil.

No site criamos a seção Top blogs de receitas www.tuasreceitas.com.br/top-blogs-de-receitas , um ranking de blogs ao que vocês também podem cadastrar seu blog sem nenhum custo!

Nós indexamos suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando nosso motor de busca. Dessa maneira nós geramos muito trafico para os blogs dos nossos blogueiros.

Tuasreceitas.com.br tem sites irmãos em 47 países!

Vocês querem fazer parte desta grande família?

Estamos à sua disposição!
Wagner
Tuasreceitas.com.br