viernes, 7 de marzo de 2014

Chimichanga de espinafre e queijo comté

Se você está em Florianópolis, tem uma feirinha orgânica na Lagoa da Conceição (aos sábados) e nessa feirinha, tem uma moça que vende queijos feitos com técnica francesa (tem queijo comté, camembert e vários outros que eu nem vou lembrar o nome - mas super recomendo).

Tive que ir a Floripa recentemente e trouxe de lá alguns desses queijos comigo.

Um pedaço do comté (não todo) eu quis usar nessas chimichangas porque sim (mas, se você não tiver comté perto de você, dá pra substituir por outro queijo macio e não muito salgado - bom, a minha ideia era complementar o sabor do espinafre com o queijo, sem que um ofuscasse o outro).

Já as chimichangas são um prato Tex-Mex - basicamente, é um burrito frito, mas que eu optei por não fazer em fritura por imersão (como sempre). E eu optei por fazer chimichanga só porque era rápido mesmo e eu já tinha todos os ingredientes em casa.

Ingredientes:
0,5 cebola (cortada em cubos pequenos)
1 moho de espinafre (cortado em tiras pequenas)
sal, pimenta e outros temperos (a gosto)
queijo (no meu caso, comté) picado em cubos
manteiga
tortillas / pães-folha / wrap (é uma massa fácil de fazer em casa e tudo mais, mas se você está atrás de praticidade, tem uma massa de wrap industrializada que é fácil de achar nas seções de pão dos supermercados)

Preparo
Leve a cebola picada ao fogo e mexa até ela começar a ficar translúcida (não precisa deixar caramelar).

Acrescente o espinafre e deixe cozinhar (até que o espinafre reduza - não precisa acrescentar água, basta esperar o espinafre murchar). Quando o espinafre já tiver reduzido, acrescente sal e pimenta a gosto.



Em uma frigideira, aqueça brevemente os pães-folha (ou tortillas de farinha).

Não precisa deixar dourar (essas pontinhas tostadas na foto à direita já vieram de fábrica), basta aquecer o suficiente para a massa ficar flexível (se você tentar fazer com a massa fria, muito provavelmente ela vai quebrar na hora de dobrar).



Recheie o pão folha com o espinafre (já cozido) e alguns cubos de queijo. Centralize o recheio e não coloque demais porque você vai ter que dobrar a massa.

Dobre a massa, formando um envelope e reserve.

Se quiser, pode passar água ou clara de ovo nas dobras da massa para ela grudar melhor (mas eu confesso que pulei essa etapa).

Aqueça uma frigideira antiaderente, coloque um pouco de manteiga (pode ser bem menos do que eu usei nessa foto à esquerda) e deixe a chimichanga fritar levemente dos dois lados.




Ajeite as chimichangas em uma assadeira e leve ao forno alto por, aproximadamente, 10min (ou até elas ficarem douradas e crocantes).

Sirva ainda quentes e, se tiver mais habilidade que eu, faça elas com dobras mais bonitinhas.

XD

E bom apetite!

2 comentarios:

www.amsk.org.br dijo...

Bom, bonito, com cara de gostoso e fantasticamente apetitoso.

bjs nossos

Guloso e Saudável dijo...

Bom dia Daniel,
Amei a receita, em breve vou experimentar, receita muito bem explicada.
Beijo, boa semana,
Vânia