lunes, 26 de agosto de 2013

Pizza alta de domingo: almôndegas com chimichurri


Na tradição de fim de semana (posts anteriores aqui, aqui e aqui), de pizza alta aos domingos, desta vez aproveitando a ideia de almôndegas com chimichurri do Mosaicodereceitas.com.

A massa é a mesma de sempre, mais uma vez usando do meu fermento biológico caseiro:

Ingredientes
400g de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de fermento biológico caseiro (ou 1 envelope (10g) de fermento biológico industrializado)
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de azeite
0,5-1 colher (sopa) de sal
orégano (a gosto)
água morna

E o preparo também é o mesmo de sempre:
Antes do segundo crescimento
Depois do segundo crescimento
Misturar todos os ingredientes secos (farinha de trigo, fermento, açúcar, sal e orégano), em seguida, acrescentar o azeite e a água morna aos poucos (tem que ser aos poucos porque não há uma medida exata de água - a quantidade de água depende da qualidade da farinha), até a massa estar homogênea e lisa, soltando das mãos com facilidade.

Deixar a massa crescer até dobrar de tamanho. Polvilhar farinha sobre uma superfície lisa, colocar a massa sobre a farinha e polvilhar farinha sobre a massa. Com um rolo (também polvilhado com farinha), abrir a massa até ela ficar com, aproximadamente, 1 dedo de altura. Ajeitar a massa na forma e deixar descansar por, aproximadamente, 30min (esse tempo de crescimento podem variar, dependendo da temperatura ambiente. Caso esteja mais frio na cidade em que você mora, talvez seja necessário esperar mais).


Ingredientes para as Almôndegas
300g de carne moída
1 ovo
4 colheres (sopa) de creme de cebola
Chimichurri, cebolinha, pimenta, sal e outros temperos (a gosto)

Preparo
Misture todos os ingredientes (carne, ovo, creme de cebola e temperos) até conseguir uma massa homogênea (tanto quanto possível).

Forme bolinhas de carne, ajeite-as em uma forma e leve para assar em forno alto, já pré-aquecido, até elas ficarem levemente douradas por fora (a ideia de levar ao forno pré-aquecido é justamente fazer com que elas dourem por fora, sem ficarem secas por dentro).


Cubra a massa com molho de tomate (tradicional), ajeite as almôndegas e cubra com queijo (no meu caso, usei daquelas bolinhas de mussarela. Ficou gostoso, mas recomendo fatias de queijo normais para cobrir as almôndegas e evitar que elas ressequem quando voltarem ao forno).

Leve a pizza ao forno médio por, aproximadamente, 25min.

E bom apetite!

3 comentarios:

Guloso e Saudável dijo...

Bom dia Daniel,
Mais uma deliciosa pizza de domingo, é sem dúvida uma ótima sugestão com ingredientes naturais.
Boa semana, beijo,
Vânia

D Augusto dijo...

Olá Daniel. Adorei a pizza hein. Nunca pensei em usar almondegas na pizza. Adorei a ideia. Faz um tempão que não faço pizza em casa. Me mudei recentemente e por motivos de força maior estou sem forno acredita kkkk.

Abraços

www.amsk.org.br dijo...

Sem precedentes,

única e maravilhosa.

bjs nossos