martes, 30 de julio de 2013

Nhoque de mandioca (ou Gnochi de macaxeira)

Como eu disse em um post anterior (aqui), aqui em João Pessoa tem uma iniciativa bem legal, que é a feira de produtos orgânicos.

Um dia desses, aproveitei o preço (e a qualidade ) de uma macaxeira (que eu cresci chamando de mandioca) que estava à venda e resolvi fazer um nhoque de mandioca (ou gnochi de macaxeira... pra usar grafias e palavras diferentes das que eu cresci usando).

Ingredientes:
600g-700g de macaxeira (mandioca)
200g-400g de farinha de tribo
sal, pimenta e outros temperos (a gosto)

Preparo
Descasque e pique a mandioca (macaxeira). Cozinhe e amasse-a (se for usar um espremedor de batatas (como este), lembre-se de espremer a mandioca ainda quente (já quebrei um espremedor da minha mãe, tentando espremer depois que a mandioca já tinha esfriado).

Descarte raízes e fibras e utilize 500g do purê de mandioca (como na foto à direita) para fazer a receita.

Adicione a farinha de trigo (aos poucos) até obter a massa com consistência de nhoque.

(Esta também é a hora de acrescentar o sal e os temperos à receita. Eu havia esquecido, como vou mencionar daqui a pouco).

Caso não tenha hábito de fazer nhoque (e/ou não tenha segurança em relação ao ponto da massa), minha sugestão é acrescentar a farinha aos poucos e fazer uma versão de teste:

Retire uma pequena quantidade de massa (como na foto à direita) e cozinhe-a em água fervente (foto à esquerda).


Quando a bolinha subir para a superfície da água, retire-a e experimente: Se estiver com pouca farinha, a massa vai se desmanchar durante o cozimento. Se estiver com muita farinha, vai ficar dura e pesada.

No meu caso, o ponto de farinha estava bom, mas eu havia esquecido de acrescentar o sal.

Um pouco de sal (e pimenta do reino) e mais um pouco de trabalho em mexer a massa para ela ficar homogênea e parti para a produção do nhoque.

Utilizando o mesmo espremedor que eu ganhei de presente há algum tempo, mas agora usando o módulo de fazer nhoque, foi só colocar porções da massa no espremedor e espremer sobre uma superfície enfarinhada e depois cortar (no meu caso, em pedaços com uma largura de, aproximadamente, 2,5 dedos).

Um ponto importante é não espremer massa sobre massa ou deixá-la parada sobre uma superfície não enfarinhada (a massa é delicada e tende a se re-aglutinar) se for amontoada uma sobre a outra.


Feita a massa, basta levá-la para cozinhar em água fervente. Novamente: A massa está pronta quando sobe para a superfície da água.

Retire a massa (escoando a água) e evite deixar o nhoque amontoado (mesmo depois de cozido): se a massa estiver muito leve, ela pode amassar, grudar, quebrar, etc.



Imagem inline 13Em seguida, basta servir com o molho da sua preferência.

Minhas opções, desta vez, foram um molho de tomates tradicional....

.... e um molho de queijo com pimenta (jalapeño), que também é a foto que está lá em cima.

Outras possibilidades de molho ficam por conta da sua criatividade.

E bom apetite!!

:)

3 comentarios:

D Augusto dijo...

Olá, Quanto tempo não passava por aqui.
Adoro nhoque e também sempre chamei a macaxeira de mandioca.
Sempre comi nhoque de batata mas tenho certeza que de mandioca deve ficar dos Deuses também.

Um abraço

Guloso e Saudável dijo...

Olá Daniel,
Embora gostemos não temos muito hábito de consumir nhoque, a sua explicação ficou muito didática, é ótima receita.
Beijo,
Vânia

203 Web Group dijo...

Olá Daniel,

Vimos que você tem muitas e deliciosas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar WWW.TUASRECEITAS.COM.BR, um site web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 220.000 receitas dos sites e blogs mais populares do Brasil.

No site criamos a seção TOP BLOGS DE RECEITAS, um ranking de blogs onde você também pode cadastrar o seu blog. Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso potente motor de pesquisa. Tuasreceitas.com.br tem mais de 80.000 visitantes únicos cada dia que procuram receitas em nosso site, gerando uma grande quantidade de tráfego para os blogs que fazem parte de nosso site. E o melhor é que você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tuasreceitas.com.br é grátis!

Você gostaria de fazer parte desta grande família?

Muito obrigado pela sua atenção e estamos à sua disposição!

Wagner Silva
Tuasreceitas.com.br