miércoles, 13 de marzo de 2013

Tapioca de queijo e cebolinha

Tapioca é um lanche bem típico aqui na Paraíba (e em outras partes do nordeste também) que eu não conhecia na época em que morava em Minas.

É feita à base de goma de mandioca e pode ser recheada de diversas formas (ou mesmo não recheada).

Para mim, toda a graça da tapioca está justamente na simplicidade dela e, por isso eu tendo a não gostar dos recheios mirabolantes (aqueles que misturam cheddar, cebola, calabresa, tomate seco, carne de sol, goiabada, leite condensado, etc.). Prefiro mesmo as mais simples: de queijo; de queijo e coco; e de coco.

Em casa, para variar só um pouquinho, acrescentei um pouco de cebolinha ao recheio de queijo - tentando manter a simplicidade, mas acrescentando um gostinho diferente.


Para fazer a tapioca, é tudo simples:
Ingredientes
goma de tapioca (foto à direita)
recheios a gosto (queijo coalho, mussarela, coco ralado, etc).

Preparo
Peneire a goma de tapioca em uma frigideira (ou chapa) quente, tentando fazer uma camada uniforme de goma sobre a superfície.

Eu prefiro a tapioca mais fininha, então tentei ser comedido na quantidade de goma (mas é mais tradicional fazer ela um pouco mais grossinha).

Espere alguns minutos: com o calor, a goma se solidifica, formando uma espécie de panqueca.

Vire a tapioca (como eu fiz mais fininha, ela fica com essa aparência de rachada - para resolver, é só peneirar mais um pouco de goma por cima).

Recheie, dobre e sirva ainda quente.

A massa da tapioca é básica mesmo (não leva sal, nem açúcar, nem nada: só a goma) e o recheio que dá o sabor.

Um acompanhamento legal é manteiga de garrafa (como a gente diz lá em Minas) ou manteiga da terra (como o pessoal daqui fala).

Outras sugestões de recheios, dê uma olhada, por exemplo, nas sugestões do Gulosoesaudavel.com.br (como: banana e queijobacalhaumarguerita).

E bom apetite!

5 comentarios:

Guloso e Saudável dijo...

Bom dia Daniel,
Adoramos tapioca, é uma refeição leve e muito nutritiva, esta tapioca tem uma combinação deliciosa de ingredientes.
Beijo,
Vânia

D Augusto dijo...

Adoro Tapioca.
Perto da minha casa tem uma casa do norte que vende a goma prontinha pra pôr na frigideira. Por sinal tem na geladeira lá de casa. Só me falta achar tempo pra poder fazer com calma e saborear essa delícia.

Abraço

Bel dijo...

Olá, Daniel!
Adoro tapioca, também conhecida como beijú em alguns lugares do Nordeste. Eu a prefiro bem simples, só manteiga, ou coco com leite condensado. A sua ficou perfeita, bem firme.Como sempre, seu passo a passo está excelente! Bjos e boa quinta-feira!

www.amsk.org.br dijo...

Bom meu querido, muito bom. bjs nossos

Samael Aruh dijo...

você alguma receita de goma de tapioca?! Já tentei fazer com polvilho (doce e azeda)e não deu muito certo.