viernes, 14 de diciembre de 2012

Gingerbread house

Não tenho (acho que nunca tive) habilidade para trabalhos artísticos e coisas bonitinhas... mas vi o vídeo desta gingerbread house e resolvi testar para ver se qualquer um conseguiria fazer (e se eu consigo, realmente é porque QUALQUER um consegue).

Minha casinha não ficou muito grande (até porque fiz meia receita) e ficou toda torta e desajeitada... ainda assim, cheia de gengibre e amor (mentira, era canela mesmo).



Ingredientes:
6 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento químico
0,5 colher (chá) de bicarbonato de sódio
2 xícaras de manteiga (usei 2 colheres de sopa... lembrando que fiz meia receita)
1 xícara de açúcar mascavo
4 colheres (chá) de gengibre em pó (usei ralado)
4 colheres (chá) de canela
1,5 colher (sopa) de sal
2 ovos
1,5 xícara de melado (usei mel)

Preparo
O preparo é bastante simples: misturar bem todos os ingredientes, deixar a massa descansar na geladeira, moldar a casinha e assar.

Aí vamos por partes: a parte de deixar a massa na geladeira é importante: fica bem mais fácil malear essa massa quando gelada.

O vídeo diz para abrir a massa, com um rolo, em uma superfície enfarinhada. Tentei a superfície enfarinhada e não tive muito sucesso... funcionou (bem) melhor usando plásticos.

Massa recortada antes de assar
O vídeo diz use um molde de papel para cortar a massa antes de assar. Tentei. Até funcionou, mas a massa não assou exatamente da forma como eu tinha cortado: alguns pedaços ficaram arredondados, alguns cresceram de forma desigual...

 Massa re-recortada depois de assar 
No fim das contas, tive que re-recortar toda a massa depois que tudo estava assado e fiquei pensando se não seria mais prático assar uma grande forma reta e, depois de assado, cortar tudo de uma vez só.

Colando as partes
Por último, o vídeo fala para colar as partes da massa usando claras batidas em neve, misturadas com um pouco de açúcar: isso funciona.

Casinha pronta: toda torta e disforme,
mas cheia de gengibre e canela
Mas, assim como acontece no vídeo, provavelmente você também vai precisar de alguém que te dê uma mão e segure as paredes da casa enquanto você monta a estrutura básica.

Antes de assar


E, por último, para quem não tem paciência de tentar montar uma casa, vale o bom e velho formato de cookie mesmo:
Depois de assar

E bom apetite!



2 comentarios:

Guloso e Saudável dijo...

Olá Daniel,
Anda sumido..., mas voltou a todo o vapor com esta gingerbread house, muito bom o passo a passo também a explicação, gostei da receita, ótima.
Bom final de semana, beijo,
Vânia

www.amsk.org.br dijo...

BAXTALE KReCHUNO
thaj
BAXTALO NEVO BERSH 2013
Feliz Natal e Feliz Ano Novo de 2013
COZINHA DOS VURDÓNS E HOMEOPATAS DOS PÉS DESCALÇOS
PROJETOS AMSK/Brasil