domingo, 30 de diciembre de 2012

Clafoutis de cereja

Já tinha tempo que eu tinha visto esta receita de Claroutis lá no Tentacoesobreamesa (também tem no Gulosoesaudavel.com.br e no foodwishes) e estava com vontade de fazer. Nesta semana, apareceram cerejas bonitas (e relativamente baratas) no supermercado e resolvi tentar.

Recomendação que faço: a receita pede 350g de cerejas.... compre mais do que isso! (elas somem misteriosamente quando chegam em casa. Deve ser algum plano secreto de fuga das cerejas...).

Além disso, a massa fica bem líquida antes de ir assar mesmo (pode dar um pouco de receio na hora de levar ao forno), mas funciona: depois de assar, a massa fica com textura parecida com a de um pudim.

Também tinha pensado em usar um pouco de vinho branco na hora de cozinhar as cerejas, mas esqueci (fica para a próxima).

O texto básico deste post é o mesmo do  Tentacoesobreamesa (assim como a receita) - para dar créditos.

Ingredientes:
350 g de cerejas descaroçadas;
65 g de farinha;
2 ovos grandes;
180 ml de leite;
2+1 colheres de sopa de açúcar;
1/2 colher de café de aroma de baunilha;
1 colher de sopa de manteiga;
1 pitada de sal

Preparo:
Retire o caroço das cerejas e leve-as ao fogo brando com a manteiga, a pitada de sal e o açúcar (2 colheres - podendo usar mais, se as cerejas não estivem muito doces) por 3 a 5min. Deixe cozinhar até se forme uma calda. Retire as cerejas do fogo e reserve-as.



Depois que as cerejas esfriarem um pouco, unte uma forma com manteiga  e distribua as cerejas nessa forma.

Nessa hora, fiquei com dúvida se despejava a cereja da forma como estava ou se retirava a maior parte da calda (optei por retirar a maior parte da calda e reservar para comer na hora de servir).

Bata os demais ingredientes (farinha, ovos, essência de baunilha, leite e uma colher de açúcar) e despeje a mistura sobre as cerejas.

Leve ao forno alto, pré aquecido até a massa endurecer e dourar por cima (aqui em casa, foram aproximadamente 35min).

Sirva morno e bom apetite!



Ahh.... e Feliz Ano Novo também!

XD

2 comentarios:

Guloso e Saudável dijo...

Olá Daniel,
Adoro clafoutis, pela belíssima apresentação e o inigualável sabor, fez uma ótima sugestão da escolha da receita, a Lenita tem receitas muito bem elaboradas, parabéns aos dois pelo delicioso clafoutis e obrigada pelo link.
Feliz 2013, que seja um ano repleto de realizações e muito feliz.
Beijo,
Vânia

www.amsk.org.br dijo...

Rapaz, tem coisa que vc faz que qualquer regime pede descupas...

bjs muitos em 2013 e que sua alegria e seu amor, rompam todas as barreiras, trazendo felicidades e alegrias.

bjs nossos