jueves, 18 de octubre de 2012

Foccacia de feijão fradinho

Tem um tempo que vi esta receita no Nabiroskinha.com. Minha ideia foi testá-la usando feijão verde, mas não achei o feijão verde para comprar no dia que fui fazer a receita. Acabei optando pelo fradinho mesmo.

Assim como a Rachel, acabei fazendo essa foccacia bem tarde da noite (a correria nunca acaba). Ao contrário dela, no entanto, tive menos trabalho em retirar as cascas e os "olhos" do feijão: preferi bater bem e fazer com casca e tudo.

O resultado é bem interessante: fica macio, cresce bem e o gosto do feijão não fica marcante.

Ingredientes:
água
250g de feijão fradinho
1 envelope de fermento biológico seco
1 colher (sopa) de sal
2 colheres (sopa) de açúcar
2-3 colheres (sopa) de azeite
400g de farinha de trigo
sal grosso e ramos de alecrim (a gosto)

Modo de Preparo



Deixe o feijão fradinho de molho por, aproximadamente, 6h (ou de um dia para o outro), trocando a água na metade do tempo.

Bata-o no liquidificador (com água limpa) até obter uma pasta. Deixe descansar (para a decantar a mistura). Separe, aproximadamente 250g da pasta de feijão (o restante pode ser guardado para fazer um caldo posteriormente, por exemplo).






Em uma vasilha, misture os ingredientes secos (farinha, açúcar, fermento e sal). Acrescente a pasta de feijão fradinho e 1 colher (sopa) de azeite. Trabalhe a massa até ela se soltar das mãos.

Coloque a massa na vasilha e cubra-a. Deixe fermentar até dobrar de volume (dica importante é colocar a massa em um local morno e sem circulação de vento).









Em uma superfície enfarinhada (e com o auxílio de um rolo de massa, também enfarinhado), abra a massa e coloque-a em uma assadeira (também enfarinhada). Com os dedos, faça furos sobre a massa.




Utilize as folhas de alecrim para espalhar 1-2 colheres (sopa) de azeite sobre a massa (deixando folhas de alecrim sobre a massa). Polvilhe sal grosso sobre a massa e leve-a para o forno alto (pré-aquecido) até a foccacia dourar (aproximadamente 25-30min). Lembre-se de não abrir o forno com menos de 15min para não atrapalhar a fermentação.



Usei essa foccacia para fazer um sanduíche (com legumes ao molho madeira), mas posto isso depois.

Por enquanto, bom apetite com a foccacia!

3 comentarios:

Guloso e Saudável dijo...

Bom dia Daniel,
É uma receita muito interessante e o resulta final foi de total sucesso, sendo uma receita da Rachel e e preparada por si, é o esperado, parabéns para ambos.
Beijo, bom final de semana,
Vânia

arte da sadhia dijo...

nossa que delicia parabens pela receita ....esta maravilhosamente divina bem diferente para os padrões e eu adoro receitas diferentes
abraços sadhia

www.amsk.org.br dijo...

Ela está linda, parabéns.
Sempre uma boa opção.

bjs nossos