lunes, 22 de octubre de 2012

Berinjela ao molho madeira

Meio que dando continuidade à receita anterior (de Foccacia de feijão fradinho): eu queria fazer um sanduíche de foccacia diferente. Tinha visto esta receita de Berinjela ao molho madeira no Gulosoesaudavel.com.br e pensei que seria um bom recheio para o meu sanduíche.

Mas eu queria substituir o frango (que a Vânia usou lá na receita dela). Inicialmente, pensei em usar abobrinha, mas acabei usando nabo.

Gostei da combinação molho madeira-berinjela (ideia do Gulosoesaudavel.com.br) e achei que não foi ruim tirar o frango. Outra alteração que fiz foi deixar a berinjela cozinhar no molho (que usei industrializado mesmo, só pra constar), em vez de refogar e depois acrescentar o molho (como eu estava fazendo os meus legumes em fatias, pensei que refogar antes de acrescentar o molho poderia quebrar toda a berinjela - o que atrapalharia na hora de eu montar meu sanduíche).

Ingredientes
600g de berinjela
300g de nabo
100g de champignon em conserva
340g de molho madeira
Pimenta-do-reino, cebola ralada, alho, sal e outros temperos (a gosto)

Modo de preparo
Higienize as berinjelas e os nabos. Corte-os em fatias finas e reserve (para as berinjelas não oxidarem, deixe-as de molho em uma solução de água com vinagre)


Em uma panela grande, refogue os temperos (cebola, alho, etc.) e acrescente o molho madeira e os champignons.

Junte o nabo e deixe cozinhar (no próprio molho) por 5min, mexendo sempre.

Em seguida, acrescente a berinjela e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, com cuidado para não quebrar todas as fatias de berinjela.

Cozinhe por 5-10min (até a berinjela e o nabo estarem macios).

Para terminar: meu objetivo foi fazer essa berinjela para comer como recheio da foccacia, mas a mistura acompanha bem um arroz branco. E bom apetite!

3 comentarios:

Guloso e Saudável dijo...

Bom dia Daniel,
Não tenho muito hábito de utilizar o nabo, embora aprecie muito, as alterações feitas na receitas original foram um total sucesso, adorei, parabéns.
Obrigada por me mencionar, mencionar o blog e nos linkar.
Beijo,
Vânia

www.amsk.org.br dijo...

Essa deu vontade de fazer e fiz, ontem no jantar.

MARAVILHOSAMENTE SIMPLES.

obrigada

bjs

Larissa Banister dijo...

Oi Daniel, que chique essa berinjela ao molho madeira, me deu muita vontade de tentar, super diferente. Beijos =*