viernes, 7 de septiembre de 2012

Outro cookie de aveia e chocolate

Bem pouco tempo atrás, eu publiquei outra receita de cookie de aveia e chocolate (aqui). Eu ainda gosto do resultado dela (e recomendo), mas eu tentei refazer a receita, cortando alguns ingredientes.

Esta versão de agora não leva farinha, diminui de 2 ovos para 1 e ainda cortei uma colher (sopa) de manteiga. Mantive os 100g de açúcar da versão anterior, mas acho que ainda dá para diminuir mais um pouco (mas isso não vai funcionar para todos os gostos: leia-se quem é fissurado por açúcar).

Apesar de eu ter cortado ingredientes, o resultado desta receita foi até melhor do que o da outra (pelo menos na minha opinião). Os cookies ficaram mais crocantes e ainda bem saborosos.

O único contra que vejo nesta versão que estou publicando agora é que tive a sensação de que eles queimam com mais facilidade no forno. Enquanto na versão que publiquei algumas semanas atrás, eu relaxava com os cookies no forno e ia ver TV ou mexer no PC enquanto esperava, nesta versão de agora, eu precisei prestar mais atenção em todas as fornadas (sendo que algumas delas até queimaram um pouco). Não sei explicar o que aconteceu não (imagino que o forno não esteja desregulado, porque isso não está acontecendo com outras receitas), mas também não acho que seja um entrave grande para a nova fórula.

Ingredientes
200g de aveia em flocos
100g de cacau em pó
100g de açúcar 
2 colheres (sopa) cheias de manteiga (sem sal)
1 ovo
gotas de essência de baunilha
1 colher (chá) de fermento químico
1 pitada de sal

Preparo
O preparo desta receita é igual ao da anterior: misturar todos os ingredientes secos, acrescentar o ovo, a essência de baunilha e a manteiga (em temperatura ambiente). Misturar até a massa ficar homogênea (tanto quanto possível), fazer bolinhas com a massa e achatar (formando os cookies) e levar para assar (em média, ficam prontos entre 15min e 25min, mas, como eu disse, é bom ficar de olho para eles não queimarem).

Também fiz uma fornada de cookies de aveia e passas sem farinha, mas fica para outro post.

Por fim, apesar de ter cortado a farinha, esta receita continua não sendo adequada para quem tem problemas com glúten.

No mais, bom apetite!... e cookie, cookie, cookie, cookie!!

PS: eu sei que parece contraditório eu fazer cookie após acabar de falar que estou tentando reduzir as porcarias... mas, considerando que tendo cookie em casa, eu diminuo os biscoitos e doces industrializados, continua valendo. XD

2 comentarios:

Guloso e Saudável dijo...

Olá Daniel,
Gostei muito destes cookies, certamente são deliciosos tal como ficaram lindos, ótima sugestão.
Beijo, bom feriado,
Vânia

D Augusto dijo...

Cookies sãos empre bem vindos não é? E como você disse ajudam a diminuir os biscoitos industrializados.
Abraços