jueves, 23 de agosto de 2012

Mini-quibe de berinjela

Eu já tinha feito esta receita outro dia, mas apenas por fazer. E acabei fazendo de novo só pra postar aqui (mentira, eu fiz pra comer de novo e só aproveitei a nova leva para tirar fotos).

É uma receita bem simples e um bom aperitivo (pelo menos para mim). Pra quem tem resistência com berinjela, o gosto dela não fica marcado e a textura dela não aparece no meio do trigo para quibe.

 E, pra concluir, só faço essa receita assada. Nunca tentei fritar e não sei como seria o resultado. Se alguém tentar, me avise como fica.

Ingredientes
250g de trigo para quibe
300ml de água
temperos a gosto (sal, alho, pimenta, cebolinha, hortelã)
azeitonas verdes
600-700g de berinjela
limão e azeite (para servir).

Preparo
Após 40min (aprox) no forno
Coloque as berinjelas para assar (ainda com casca) até elas ficarem bem macias (e, consequentemente, cozidas). Acho interessante envolver as berinjelas em papel alumínio para acelerar o processo, mas é totalmente opcional.


Colocando o trigo para hidratar
(repare que o trigo não hidratado
mal chega até a metade da panela)



Enquanto isso, tempere a água (no meu caso, usei sal, pimenta do reino e alho) e aqueça-a. Temperar essa água é um passo importante da receita, pois é aqui que vai ser definido o gosto final do quibe.


Após acrescentar cebolinha e azeitona
(repare que o trigo hidratado
quase enche a panela)
Hidrate o trigo na água (ainda quente) e aguarde alguns minutos: o trigo deverá inchar e dobrar de tamanho. Neste ponto da receita, aproveitei para acrescentar a cebolinha picada e azeitonas verdes (usei 5), também picadas.



Utilize apenas a polpa

Quando as berinjelas estiverem assadas, corte-as ao meio e retire a polpa (que deverá sair com facilidade) com um garfo.



Trigo já misturado com berinjela



Descarte as cascas e misture a berinjela ao trigo imediatamente (para evitar que a berinjela oxide).


Mini-quibes já moldados
(só pra constar, a receita rendeu
duas formas desta)

Com as mãos, molde mini-quibes e ajeite-os em uma assadeira. Leve-os ao forno até a superfície ficar dourada e crocante.

Saindo do forno...
Sirva-os com limão e azeite e bom apetite!!

5 comentarios:

Guloso e Saudável dijo...

Olá Daniel,
Gostei muito da receita de kibe de berinjela, muito bom passo a passo, didático e um delicioso resultado final.
Beijo,
Vânia

Larissa Banister dijo...

Oi Daniel, td bem? Vc acredita que nunca na minha vida comi berinjela? Mas já vi tantas receitas legais que vou tentar provar, esse fds meu marido vai fazer ela a parmegiana. Lindos seus quibes. Beijos e tenha um fds divertido e saudável. =*

Gustavo Dornas dijo...

mmmmmmm... tem cara de ser bão. Minha mãe frita, vou mandar a receita pra ela fazer e te aviso.

D Augusto dijo...

Fiz uma vez quibe de berinjela porém era de travessa. Achei bem gostosinho e suave mas ainda prefiro o tradicional. Assim nesse formato eu acredito que fique bem diferente do meu. Não precisa espremer a água depois de hidratar o trigo Daniel?

Daniel dijo...

D Augusto, eu aprendi a fazer quibe hidratando o trigo com uma proporção água-trigo 2x1 e depois espremendo para retirar o excesso de água (mas essa etapa me dava uma preguiiiiiiça...). Ao longo do tempo, fui diminuindo a proporção de água até chegar nessa de quase 1x1 em que não precisa espremer (até pode espremer, mas não vai sair muita água). De qualquer forma, obrigado pela menção!

:)


Gu, eu vou querer dos quibes da sua mãe quando eu estiver em BH!!!! XD


Larissa, berinjela é muito boa nessa fase de cortar calorias em que você está: ela é bastante versátil, fácil de preparar e tem baixas calorias, etc.

Vânia, obrigado pela visita e pelos comentários, como sempre! XD