martes, 21 de agosto de 2012

Guacamole

Em geral, nós somos acostumados a comer abacate como uma fruta doce (apesar de o abacate não ter sabor doce) e muita gente por aqui torce o nariz para a ideia de comer uma salada, salgada, com abacate. Normalmente ficamos só nas vitaminas, ou servimos abacate com açúcar (ou, às vezes, açúcar e limão).

Pois bem... um tempo atrás, tinha um bolsista americano aqui e a namorada dele veio e achei legal levar os dois para uma sorveteria especializada em frutas do cerrado. Dentre os sorvetes disponíveis, lá estava o sorvete de abacate. E os dois ficaram assustados quando falei que era de abacate (e confirmaram se eu não estava me confundindo). Corajoso, esse bolsista comprou um de abacate e resolveu experimentar, fazendo, inicialmente, uma cara de nojo (depois ele gostou.... pelo menos disse que gostou...). E, para completar, quando falei que era comum, no Brasil, tomarmos vitamina de abacate ele concluiu com um: aí já é demais para mim.

Isso tudo para dizer: gosto é construído. Experimente uma salada salgada de abacate sem medo (neste exato momento, deve haver outros americanos por aí fazendo cara de nojo para a ideia de vitamina ou sorvete de abacate).

Ingredientes:
0,5 abacate
1 tomate
0,5 cebola roxa
0,5 pimentão verde
suco de limão (usei 2 limões, mas essa quantidade pode variar a gosto)
temperos a gosto (no meu caso, usei sal, azeite e cebolinha, mas é possível colocar coentro, hortelã, pmentas picadas, etc.).

Preparo
Pique o tomate, a cebola e o pimentão em cubos pequenos.

Eu também prefiro picar o abacate em cubos pequenos (há quem prefira amassar, mas eu prefiro picar).
Assim que picar o abacate, misture-o ao suco de limão: é uma fruta que oxida relativamente rápido e ela pode ficar preta, dando um aspecto não agradável para sua salada).

Misture todos os ingredientes (tomate, cebola, pimentão, abacate, suco de limão e temperos).

Teste o tempero e sirva com salgadinhos de milho (sem propaganda gratuita desta vez) e pimenta (servi com duas pimentas de que gosto bastante, sendo uma mais forte e outra não tanto) e bom apetite!

Coincidentemente, no post de hoje das meninas do Cozinhadosvurdons, também teve Guacamole. Vai aí o link para a versão delas, para quem quiser comparar.

6 comentarios:

rose japan dijo...

uau delicia, volto p te adicionar não consigo fazer isso mais pelo pc...

abraços rose jp

Guloso e Saudável dijo...

Bom dia Daniel,
Concordo com sua declaração, o gosto é construído, por isso aqui em casa tentamos sempre saborear determinado fruto ou ingrediente em várias situações, como a maçã, a manga, o abacate, o mel etc.
Gosto de guacamole, é um nutritivo e delicioso prato.
Obs. todos os países de língua portuguesa preferem o abacate como doce.
Beijo,
Vânia

Miriam dijo...

Aqui em casa adoramos abacate, e tudo o que se possa inventar rsrsrsrs com com ele, apesar de dizerem que é super calórico, sabendo dosar é sempre bom experimentar...

Feliz Quarta Daniel!!!!
1000 Beijokinhas

D Augusto dijo...

Eu queria muito provar este prato. Faz um tempãaaaao que estou para comer comida mexicana mas ainda não tive tempo. Comi uma vez e adorei, mas não sei o nome do que era, sou meio leigo pra isso kkk.
Um abraço

www.amsk.org.br dijo...

Boa, Baniel, ainda vou testar em pasta totalmente cremosa.

Mas que deu vontade de comer denovo...deu.

bjs muitos e é bom tê-lo de volta.

Larissa Banister dijo...

Daniel, tb acho que gosto seja construído, aprendi a gostar de tantas coisas novas quando vim morar na Inglaterra! Sou boa de garfo e gosto de tudo, a única coisa que não deu pra descer até hoje foi o feijão na torrada que eles comem no café da manhã. Isso msm, feijão por cima da torrada, já pensou? Adoro guacamole. Beijos