miércoles, 1 de agosto de 2012

Desafio dos R$10,00: Pão Italiano Recheado

De novo, na ideia (que eu já tinha feito aqui) de fazer quatro porções de um prato, com um orçamento de até R$10,00 - só que desta vez, dentro de uma Blogagem Coletiva.

Para este pão italiano recheado, gastei, no supermercado, pouco mais de R$8,00. Para fins de acerto de contas, no entanto, considerei mais R$1,00 pelos temperos (alho, sal, cebolinha, etc) que eu já tinha em casa. Ainda aproveitei a folguinha no orçamento para acrescentar algumas colheres de milho verde congelado (que eu também tinha em casa) - acho que isso não configura como roubar, mas achei que valia a menção.

Com uma mexida aqui e outra ali no orçamento, daria para comprar um pão italiano já pronto - o que pode
até ser mais prático, mas definitivamente é menos divertido. O outro ponto seria que, normalmente, os pães italianos já prontos são enormes e eu queria porções individuais. Assim sendo, mão na massa (literalmente)

Ingredientes para o pão italiano Custo
500g de farinha de trigo R$1,20
1 envelope de fermento biológico R$0,78
1 colher (chá) rasa de sal R$0,00
Água morna (200ml) R$0,00
TotalR$1,98

Misture os ingredientes secos: a farinha de trigo, o fermento biológico e o sal.

Acrescente a água morna - desta vez, medi e usei 200ml (mas não custa lembrar que essa quantidade pode variar, dependendo da farinha usada) - e mexa, com uma colher, até formar pequenos bolinhos, como na foto à esquerda.


Nessa hora, comece a misturar a com as mãos até obter uma massa uniforme, lisa e que se solta facilmente das mãos.

O pão italiano é mais massudo mesmo - tanto que ele consegue segurar caldos e sopas sem desmanchar (pelo menos por algum tempo), então, se a massa estiver lisa, uniforme e se soltando facilmente das mãos, provavelmente não há necessidade de acrescentar mais água.

Faça uma marca (no meu caso, um X) na massa, para acompanhar o crescimento. Cubra a massa e deixe-a descansar por 20-30min.

Depois que a massa tiver crescido (repare, à esquerda, como ficou o X que eu havia feito), corte-a em quatro partes.

Faça bolinhas individuais e deixe a massa crescer por mais 20-30min.

Quando a massa tiver crescido, faça leves cortes (em formato de quadrado) na parte superior da massa.

O ideal seria deixar crescer mais 5-10min depois disso, mas não deixei. e os cortes (dos quadrados) não ficaram exatamente como eu queria (nos pães assados).

Leve ao forno máximo, pré-aquecido, por, aproximadamente, 30min (até os pães ficarem dourados). Evite abrir a porta do forno muitas vezes (pois isso pode atrapalhar o crescimento).

Depois de assado, corte a tampa do pão e, com o auxílio de um garfo, retire o miolo - e está pronto para rechear.

Como eu já mencionei, o pão italiano é meio massudo mesmo. Depois de frio, ele tende a ficar mais duro - então, se não for consumir na hora, vale a pena congelar e recolocar os pães (já assados) no forno na hora de utilizar.



Ingredientes para o recheio Custo
350g de vagem fina R$2,89
200g de patinho (cortado em tiras finas) R$3,25
Sal, alho, cebolinha e outros temperos (a gosto) R$1,00
1 colher (sopa) de farinha de trigo R$0,00
1 colher (sopa) de óleoR$0,00
Total R$7,14




Tempere os cortes de patinho com alho e sal. Doure-os em uma panela até formar essa camada (que minha mãe costumava chamar de borra e eu não sei termo melhor) no fundo da panela. Reserve a carne.

Acrescente, nessa panela, a cebolinha (utilizei meio molho, aproximadamente) e uma colher de farinha de trigo. Mexa bem.

Acrescente água (aos poucos). As fotos dessa etapa não ficaram boas, mas, com isso, você consegue um caldo de carne espesso e saboroso.

Higienize as vagens e corte-as em três partes.

Acrescente as vagens ao caldo e deixe-as cozinhar até elas começarem a ficar macias.

Incorpore a carne (que havia sido reservada) e, como eu mencionei, algumas colheres de milho verde (é opcional, não está nos ingredientes previstos na receita e nem no orçamento - mas eu já tinha em casa e achei que poderia usar, aproveitando que eu tinha quase R$1,00 de folga)

Prove (para ver se as vagens e a carne estão cozidas e temperadas) e acerte o sal, se necessário.

Com o auxílio de uma colher, sirva porções dessa vagem com carne dentro do pão italiano (lembrando de pegar um pouco do caldo que fica no fundo da panela - porque faz bastante diferença).

Enfeite com cebolinha, sirva quente e bom apetite.

PS: eu sei que na foto fica parecendo uma porção pequena, mas, acredite em mim, não é!

13 comentarios:

Guloso e Saudável dijo...

Olá Daniel,
Ótima receita, gostei muito do passo a passo, muito didático, o pão recheado ficou lindo, muito boa escolha de receita.
Beijo,
Vânia

Larissa Banister dijo...

Linda receita Daniel, além de tudo muito bem explicada o passo a passo, vou postar na sexta entre os posts mais legais que vi durante a semana ok? Obrigada pela dica do tema =*

D Augusto dijo...

Pão Italiano é muito bom com sopa. Tenho uma nos meus arquivos de couve flor com queijo que ficaria perfeita neste pãozinho.
Abraço

Ana Claudia dijo...

Menina, adorei, nunca fiz pão italiano vou levar a receita, estou com vontade de fazer bruschetta já uno o útil ao agradável.
Vou fazer uma BC do Dia dos Pais, passa lá dar uma olhada,
Beijinhos
Ana Claudia

Artes da Mel dijo...

Daniel que delicia de receita! Vou fazer! Adorei encontrar seu blog e já estou seguindo, venha também conhecer meu blog!
Bjss
Mel

Miriam dijo...

Olá Daniel,

Este é realmente um Prato Barato...

Você conseguiu deixá-lo delicioso, nutritivo e com uma apresentação linda, além do que o pão caseiro é nota 10....

Feliz Fim de Semana!!!
1000 Beijokinhas

www.amsk.org.br dijo...

Parabéns...

BOM
BONITO
BARATO

vamos copiar...bjs nossos

Artes da Mel dijo...

Oi Daniel! Que ótima receita, vou levar comigo!!!
Bjss
Mel

De colher pra colher dijo...

Olá!
Vim te conhecer e gostei muito de tudo o que vi... Com certeza voltarei muuuuiiitas vezes.
Espero a sua visita em meu Blog.
Beijos Márcia (Rio de Janeiro – Brasil).

http://decolherpracolher.blogspot.com

De colher pra colher dijo...
Este comentario ha sido eliminado por el autor.
D Augusto dijo...

Curso de espanhol né? kkk Pelo jeito o curso já acabou faz um tempinho e isso me cheira a preguiça kkk

Um abraço

piteis da dinha dijo...

Olá Daniel, vim conhecer teu blog e gostei muito da ideia das receitas dentro de um orçamento.
Gostei tanto do teu blog que já fiquei te seguindo.

Bjssssss e sucesso.

Se quiser me visitar e seguir, será muito bem vindo.

Lenita dijo...

Daneil este é o tipo de receita que me conquista ao 1.º olhar, e paixão à 1.ª vista!
Gosto de fazer pães caseiros e com um recehio assim...hum, tão bom!
Levo a receita. Obrigada.
Bjs