miércoles, 4 de julio de 2012

Sopa creme de milho

Novamente na linha de sopas cremosas: uma sopa creme de milho. A sopa combina bem com queijos (e cheiro verde).

Vale lembrar que o milho tem um gosto levemente adocicado (o que me agrada, mas que exige um pouco de cuidado na hora de temperar - para o prato não parecer sobremesa).

Ingredientes
300g de milho (usei do congelado mesmo)
alho poró, sal, pimenta do reino (a gosto)
lascas de queijo parmesão (a gosto)
queijo provolone (ralado)
leite ou água (suficiente para deixar a sopa na textura desejada)

Cozinhe o alho poró (ou cebola, ou alho, depende do tempero que você queira utilizar) e o milho, temperados com sal e pimenta do reino (a gosto).

Quando o milho estiver bem cozido, passe-o no liquidificador (ou processador), acrescentando leite (ou água) até obter um creme uniforme. A quantidade de leite (ou água) vai depender do gosto de cada um (se quiser uma sopa mais rala, acrescente mais líquido).

Eu prefiro não coar esse caldo (gosto da fibra do milho), mas fica a dica para quem prefere uma sopa mais lisa.

Para finalizar, despeje a sopa de milho na panela e acrescente lascas de queijo parmesão.

Sirva quente, com queijo provolone ralado por cima (e uma pitada de pimenta calabresa).

E bom apetite

5 comentarios:

Guloso e Saudável dijo...

Oi Daniel,
Eu também gosto muito das sopas creme e faço semelhante a sopa creme de milho, também gosto de deixar as fibras na sopa creme, são benéficas, esta sopa creme de milho ficou linda, muito apetitosa.
Beijo,
Vânia

Chris Ferreira dijo...

Oi Daniel,
eu adoro tudo o que leva milho. Esse creme parece maravilhoso.
Eu gosto de colocar umas lascas de presunto de parma no creme de milho. Fica uma combinação bem especial.
Essa blogagem está aquecendo o meu apetite.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Larissa Banister dijo...

Daniel, a primeira vez que eu comi creme de milho foi em Minas! O seu ficou lindo, uma delícia! Beijos

Anónimo dijo...

noz moscada?

Daniel dijo...

Oi Anonimo, não coloquei noz moscada, mas sabe que acho que ficaria bom?

Chris, seja bem vinda e volte sempre. Adorei a ideia do presunto parma!! pretendo testar!

Vania e Larissa, to voltando às atividades normais e espero colocar as coisas em dia por aqui