lunes, 23 de julio de 2012

Pastel assado de ricota e espinafre

É mais uma ideia do que uma receita, propriamente dita.

Não sou muito afeito a fazer fritura em casa (a menos que o objetivo seja mudar da casa e não voltar nunca mais, prefiro evitar a sujeira e o cheiro do óleo), mas gosto de pastel.

Essa receita leva massa de pastel (industrializada mesmo) e funciona com os mais diferentes recheios (só não dá para ser recheios muito molhados, porque eles podem vazar na hora de assar).

Para este pastel assado, usei um recheio de espinafre, ricota e azeitonas (sem proporções exatas).

Basta espalhar o recheio em uma porção de massa, fechar (formando um envelope, como mostra a sequencia de fotos), usando água nas bordas (o que faz com que a massa grude).

Ajeitar em uma forma refratária (na foto à direita, dá para ver que usei papel manteiga - o que não foi uma boa ideia, só para constar) e levar para assar até a massa ficar dourada.

Sem dificuldades, sem dor de cabeça, sem cheiro de fritura na casa.

:)

No Panelaterapia.com, outro dia, saiu uma receita parecida (variando o recheio e com uma dobra um pouco diferente), mas a ideia é a mesma.

Bom apetite e boa diversão!

6 comentarios:

REINVENTANDO dijo...

Bela idéia substituir pastel forno bem mais nutritivo e saudável. Estava passeando pelas receitas e já estou seguindo o blog. Bjs. Sandra

www.amsk.org.br dijo...

Super, o recheio é 10 e sendo assado, já valeu a pena, afinal de contas, bom mesmo, pra valer é aquele frito na feira...o meu nunca ficou igual.

uma idéias - http://cozinhadosvurdons.blogspot.com.br/2011/10/pastel-pastel-pastel.html

Dá pra fazer assado também.

bjs nossos

Guloso e Saudável dijo...

Olá Daniel,
Ótima ideia e sugestão, certamente vou fazer essa receita, pastel de forno é uma receita rápida, prática e saudável, ficaram com aparência muito apetitosa.
Beijo,
Vânia

Gustavo Dornas dijo...

virou quase um rolinho primavera. E pra massa não grudar no fundo? tem que untar bastante?

Larissa Banister dijo...

Oi Daniel, feliz dia do amigo atrasado pra vc tb. Eu adoro pastel, mas odeio fritura, por isso prefiro pastel de forno. Tb aqui na Inglaterra nao vende essa massa industrializada. Adorei o recheio, parece ser bem leve. Bjs =*

Lenita dijo...

Simples, fácil e bom!
nada mais a dizer.