martes, 12 de junio de 2012

Tomate seco

O preparo de tomates secos é bem simples e requer apenas paciência - e é uma boa desculpa para fazer outras coisas (preferencialmente não doces) no forno: são horas assando em forno baixo, sem a necessidade de manter a porta fechada.

No meu caso, eu estava assando uma carne (em forno baixo) por 6h e aproveitei parte desse tempo (e o calor do forno) para fazer tomates secos e pimentões confitados (que ficam para outro post).


Eu, particularmente, costumo tirar aquele pontinho onde ficam os talos do tomate (tiro porque cresci vendo minha mãe tirar, mas não conheço nenhuma outra razão para isso além do hábito). Há quem tire as sementes para fazer os tomates secos (o que já fiz algumas vezes), mas desta vez, optei por fazer com semente mesmo.

Ingredientes
10 tomates italianos (aquele mais comprido)
25ml de vinagre
50ml de azeite
25-50ml de água
sal (a gosto)
3-4 colheres (sopa) de açúcar
outros temperos (como orégano e pimenta do reino, por exemplo, a gosto)

Lave os tomates e corte-os na metade (em sentido longitudinal).


Ajeite os tomates em uma forma refratária com a parte das sementes virada para cima.

Faça uma mistura com a água, o açúcar, o azeite e o vinagre e regue os tomates com essa mistura.

As quantidades de cada ingrediente podem variar - o que vai ter impacto no final da receita: se prefere tomates levemente mais ácidos, aumente o vinagre, se prefere mais adocicados, aumente o açúcar - tudo questão de gosto mesmo. Sugiro também espalhar alguns dentes de alho (com casca e tudo) na forma antes de ir ao forno.


Leve a forma ao forno baixo (em temperatura mínima) por, aproximadamente, 1h30 (vale a pena dar uma olhada no tomate, de tempos em tempos, para garantir que o forno não está alto e ele está queimando).

Retire a forma do forno e vire os tomates (coloque-os com as sementes viradas para baixo) e coloque a forma de volta no forno (ainda em temperatura mínima) por, aproximadamente, 40min. (deixei menos tempo porque prefiro os tomates ainda com alguma umidade, mas é possível deixar mais, caso prefira  que eles fiquem mais secos mesmo).

Retire os tomates do forno e armazene-os em um pote (normalmente de vidro, apesar de eu ter usado plástico). Quando os tomates estiverem mornos, regue-os com um pouco de azeite e guarde-os.

O azeite serve para conservar os tomates por mais tempo (o que costuma dispensar o armazenamento em geladeira). Como eu não fiz uma quantidade tão grande, e como eu ainda deixei o tomate mais úmido, e como eu não coloquei azeite até o topo do pote, preferi guardar em geladeira mesmo.

Esses tomates podem ser usados como aperitivos ou para fazer receitas (como foi meu caso).

Seja como aperitivo, seja como parte de um prato: bom apetite!

7 comentarios:

www.amsk.org.br dijo...

Essa é uma deliciosa desculpa.

bjs nossos

Guloso e Saudável dijo...

Olá Daniel,
Praticamente todo o tomate seco que consumimos e feito aqui em casa, é simples e fica delicioso, tal como estes que ficaram muito apetitosos, muito boa receita.
Feliz dia dos namorados, beijo,
Vânia

Larissa Banister dijo...

Oi Daniel, boa idéia! Eu e meu marido de vez em quando assamos uma carne por horas, próxima vez vou fazer tomates secos. Bjos

Lenita dijo...

Olá Daniel, vou ter que assar uma carne...horas aa fio para fazer estes tomates... eu costumo comprar em frasco com azeite.
Bjs

D Augusto dijo...

Eu não sou muuuuito fã de tomate seco não. Mas em algumas coisas eu gosto, uma salada, ou molho diferente, recheio combinado com queijo. Vi uma vez que também da pra fazer no microondas também. Dá um trabalhinho mas pra quem gosta compensa :)

Abraço

Larissa Banister dijo...

Daniel, passando só pra dizer que o tema da blogagem coletiva de próxima quarta dia 20 será São João! Espero que vc possa participar. Vc conhece o mangai? Beijos

Larissa

Daniel dijo...

Larissa, obrigado pelo toque da blogagem coletiva. queria fazer pamonha salgada (sou doido por pamonha salgada), mas dá tanto trabalho... vou tentar pensar em alguma receita. conheço o Mangai sim

D'augusto, dá para fazer no microondas sim (até achei que tivesse colocado um link de receita de microondas, mas falhei nessa) - valeu pelo toque

Ei Lenita! o toque da carne foi só para para aproveitar o calor do forno. beijão! XD