sábado, 30 de junio de 2012

Sopa creme de abóbora (jerimum)

A partir de um mesmo peito de frango, foram três receitas. A primeira foi este caldo de frango (que, como eu disse, pode ser usado em sopas, cremes e outras receitas), a segunda foi este Frango com gorgonzola e, por último, esta sopa creme de abóbora (ou jerimum, como o pessoal daqui costuma chamar).

Aliás, esse creme branco por cima da sopa creme foi roubado do Frango com gorgonzola (e combinou bem com a sopa creme)... só ficou faltando cheiro verde por cima (mas eu não tinha em casa e não queria sair para comprar).
Ingredientes
1kg de abóbora (jerimum) sem casca ou sementes, cortada em cubos
caldo de frango (suficiente para cobrir a abóbora - se necessário, acrescente água)
sal, pimenta calabresa, alho poró (a gosto)




Cozinhe a abóbora no caldo de frango (até ela ficar bem macia/cozida).




Quando a abóbora estiver bem cozida, bata-a no liquidificador (ou processador) até obter um creme liso e uniforme.
Na panela, refogue levemente o alho poró (ou cebola ou outros temperos), despeje a abóbora, já processada e deixe ferver por alguns minutos. 

Acerte o sal (e, no meu caso, a pimenta calabresa) e sirva.

Caso você não tenha feito um Frango com gorgonzola, como foi o meu caso, eu sugiro fazer um creme de iogurte com gorgonzola para complementar o caldo.

Sirva quente e, de preferência, acompanhado com um pouco de cheiro verde (sem preguiça de sair de casa para comprar).

E bom apetite!

7 comentarios:

Guloso e Saudável dijo...

Oi Daniel,
Aqui está uma belíssima refeição a sopa creme de jerimum e o frango com gorgonzola, ambas muito apetitosas e deliciosas, ótimas sugestões.
Beijo,
Vânia

Lenita dijo...

Olá Daniel,
Gosto imenso de sopas em creme.
Fez aqui uma triologia bem interessante com o peito de frango. Por cá (Portugal) não se vende o peito com osso, de forma que compro o frango do campo inteiro e parto como me dá maia jeito.
As suas receitas ficaram fantásticas e muito apetitosas e completam-se entre si.
Bjs

Blog do Chocolate dijo...

Olá Daniel, prazer em conhecer o seu espaço apetitoso.

Gostei muito destes seus aproveitamentos, estamos em tempo de aproveitar tudo e nada desperdiçar e este creme que preparou ficou com um aspecto excelente !

Beijo

Larissa Banister dijo...

Adoro sopinha, cara do inverno, tema da BC coletiva dessa semana Daniel, se der participa com essa receita! Beijos

arte da sadhia dijo...

que refeição divina vim conhecer sua cozinha e estou encantada com ela parabens sua receita é divina eu também faço da mesma maneira e fica deliciosa bjão boa semana

www.amsk.org.br dijo...

Gostei do sem preguiça pra sair e comprar ... já fui, essa sopinha é tudo de bom, tem cheiro de infância, de mato e de fazenda.

bjs nossos

Chris Ferreira dijo...

Oi Daniel,
um bela sopa que ficou linda com esse creme.
Eu gosto muito de sopa de abóbora e ela fica bem gostasa com um pedações de gorgonzola. Ai que vontade...
Essa blogagem está aquecendo o meu apetite.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/
#amigacomenta