sábado, 16 de junio de 2012

Pimentão vermelho confitado


Como eu disse na receita do tomate seco, eu estava assando uma carne e aproveitei o calor do forno para fazer outras receitas.

A dica só serve para receitas que não exigem que o forno fique fechado (jamais tente fazer um bolo ou uma massa fermentada e, ao mesmo tempo, outra receita que implique abrir a porta do forno: atrapalha a fermentação e não fica legal).

Eu já tinha planos de assar a minha carne, quando vi uns pimentões muito bonitos no supermercado - e já comprei de caso pensado.

As quantidades de ingredientes nesta receita não fazem muita diferença (o mesmo procedimento pode ser feito com quantidades maiores ou menores e os temperos são a gosto).

Lave os pimentões e ajeite-os em uma forma refratária (no caso desta fornada, parti os pimentões na metade - para caber no forno - antes de colocar na forma).

Leve os pimentões ao forno (em temperatura baixa) por, aproximadamente 1h (ou até as cascas deles ficarem bem enrugadas - como na foto à esquerda).

Retire os pimentões do forno e deixe esfriar (há quem coloque em sacos plásticos para facilitar na hora de retirar a casca, mas desta vez, não retirei).

Quando eles estiverem frios, retire as cascas (com a mão mesmo - elas vão soltar com bastante facilidade)

Pique os pimentões (da forma como preferir, desta vez eu piquei em tiras).

E armazene os pimentões em um vidro (apesar de eu ter usado um pote de plástico).

Cubra os pimentões com azeite temperado a gosto (no meu caso, sal grosso, orégano e alho).

Dá para fazer a mesma receita com pimentões amarelos (parece que com pimentões verdes não fica bom - nunca testei).

A foto lá em cima é uma sugestão de uso: macarrão gravatinha com pimentões vermelhos e amarelos confitados, azeitonas pretas e um pouco de cebolinha picada.

Referências: Gourmetglutao

3 comentarios:

Guloso e Saudável dijo...

Olá Daniel,
Outra ótima receita, saudável, com alto teor de gordura insaturada e deliciosa, adorei.
Beijo,
Vânia

D Augusto dijo...

To vendo que foi um festival de massa por aí hein Daniel? rsrs
Eu sou suspeito para falar porque ADORO de todo jeito rsrsrs.
Um beijo

Larissa Banister dijo...

Daniel, uma pena que vc não vai poder participar da BC =( Em todo caso, adorei sua dica, eu adoro pimentões assados, comprei uma carne para assar no fim de semana e vou fazer tanto os pimentões quanto os tomates. Depois te conto como ficou. Beijos