viernes, 29 de junio de 2012

Frango ao molho de gorgonzola

 A história da minha vida:

- O que vamos fazer hoje a noite Cérebro?
- A mesma coisa que fazemos todas as noites, Pinky: terminar de escrever o artigo...


Ingredientes
1 peito de frango
50-75g de queijo gorgonzola
200ml de creme de leite
sal, pimenta e outros temperos (alho poró, cebola, alho, salsão) a gosto

Sugiro comprar o peito de frango ainda com osso: é mais barato e você pode usar o osso para fazer um caldo de frango (que pode ser usado para fazer caldos, sopas, risotos ou outros pratos, substituindo o caldo de frango industrializado).

Desosse o peito de frango - caso não saiba como, aí vai um vídeo explicativo:

Como já mencionei, os ossos você pode pode reservar e usar para fazer caldo (já a pele e o excesso de gordura eu sugiro descartar mesmo).

Pique o peito de frango em cubos médios e tempere-o (no meu caso, usei alho poró, pimenta do reino e sal - a gosto).

Aqueça bem uma panela (de preferência uma panela grande: quando você coloca muito frango em uma panela pequena, a tendência é ele soltar líquido - o que pode levar a carne a ficar com uma textura não tão boa).

Doure os cubos de frango (normalmente, eu evito usar óleo, mas há quem prefira usar). Caso sua panela seja pequena para a quantidade de frango que você está preparando, divida os cubos em porções e doure-os aos poucos.

Quando os cubos estiverem levemente dourados por fora (não deixe tostar, apenas doure levemente - caso queira, corte um dos cubos de frango para ver se ele está cozido por dentro), acrescente o queijo gorgonzola, picado, mexendo bem para ele espalhar bem pelo frango.

Acresce o creme de leite, mexa bem. Teste o sal e sirva ainda quente (no meu caso, acompanhado de arroz negro e uma salada de alface).

E bom apetite!

Em tempo, segue um link com dicas de preparo de arroz negro.

3 comentarios:

Guloso e Saudável dijo...

Oi Daniel,
Frango ao creme de gorgonzola é delicioso, adoro, ótima sugestão de receita, a dica também é ótima.
Beijo.
Vânia

Larissa Banister dijo...

Que delícia, será que com queijo cheddar inglês dá certo? Bjs

D Augusto dijo...

Eu adoro o Pink e o Cérebro kkk. A historia das minha férias eh tentar arrumar forças pra cozinhar alguma coisa porque a preguiça ta brava kkkk eu acho queijo gorgonzola meio forte mas gostei das dicas sobre o frango.
Abraço