viernes, 29 de junio de 2012

Caldo de frango

Como eu mencionei nesta receita, é possível fazer caldo de frango em casa e fugir dos industrializados.

Usando os ossos de um peito de frango (ou mesmo de um frango assado), faça o seguinte:

Em uma panela bem quente, doure os ossos (caso eles estejam crus).

Normalmente eu não uso óleo (mas há quem use). Repare na foto ao lado que, mesmo não usando óleo, se forma uma camada de gordura no caldo final (essa camada pode ser retirada, depois de fria, caso você queira).

Acrescente temperos a gosto (alho, sal, pimenta, alho poró, cebola, salsão, etc. - no meu caldo, em específico, usei cebola e alho) e continue mexendo.

Acrescente água morna, aos poucos e vá deixando ferver (com isso, você vai conseguir bastante do gosto do frango no seu caldo). Prove o sal. Desligue o fogo e descarte os ossos (caso haja pedaços de frango no osso, deixe descansar e retire esses pedaços - na foto, dá para ver alguns pedaços de frango no fundo do meu caldo).

Esse caldo pode ser usado para fazer molhos, sopas ou outros pratos (substituindo o caldo industrializado).
Use-o com criatividade!
XD

4 comentarios:

www.amsk.org.br dijo...

É isso mesmo, e como fica bom. Boa dica e sabe uma coisa, fica muito melhor.

bjs nossos

Guloso e Saudável dijo...

Oi Daniel,
Ótima receita e dica saudável, que inclui reutilização e alimentação mais saudável, adorei a receita, obrigada.
Beijo, bom final de semana,
Vânia

Larissa Banister dijo...

HUm Daniel, outra boa idéia sua, quando eu tiver algum frango com osso aqui vou tentar fazer. Beijos

D Augusto dijo...

Pratico e fácil hein