martes, 29 de mayo de 2012

Desafio dos R$10,00: Torta de cebola

Pouco tempo atrás, resolvi re-assistir ao Top Chef 4 (Chicago) e me deu vontade de adaptar um dos desafios da temporada: fazer quatro porções, de um prato simples, saboroso e saudável, com um custo máximo de R$10,00 (episódio 8).

Só que, antes mesmo de fazer a compra dos ingredientes da receita, eu achei que eu precisaria de mais algumas regras: por exemplo, se eu comprar um pacote de farinha de trigo para usar apenas 250g, eu considero o preço total ou o preço proporcional? E itens como sal, e alguns temperos - que normalmente são utilizados em pitadas em receitas?

As regras, no fim das contas foram:
  • sempre que possível, comprar frações dos ingredientes, para não ter dúvidas sobre qual valor usar;
  • caso não seja possível comprar frações e o ingrediente for para uso exclusivo na receita em questão, considerar o preço cheio;
  •  caso não seja possível comprar frações e o ingrediente for não-perecível e for ser utilizado também em outras receitas, pode ser o valor proporcional;
  • ingredientes que são utilizados em pequenas quantidades (menos de 1 colher de sopa) e que têm custos virtuais muito baixos (caso do sal, orégano e fermento nesta receita), podem ser considerados como R$0,00
  • em caso de sobra de dinheiro, todo o restante seria utilizado para comprar itens para salada (respeitando o limite de R$10,00).

Para esta tentativa de cumprir o desafio dos R$10,00, achei que poderia fazer esta receita de Torta de cebola (que vi no Amehliadigital)
 
Ingredientes Custo
1 ovo R$0,26
1/2 xícara (chá) de leite R$0,50
2 colheres (sopa) de óleo  R$0,00
250g de trigo R$0,59
50g de queijo parmesão ralado R$2,19
Sal R$0,00
1 colher (sopa) fermento em pó R$0,00
3 cebolas médias R$1,24
Orégano R$0,00
1 dente de alho R$0,00
Total R$4,78


Preparo da massa
No liquidificador, bata:
1 ovo
0,5 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de óleo (a receita original levava 0,5 xícara, mas optei por apenas 2 colheres mesmo)
1 cebola média (cortada em cubos grandes, para facilitar)
1 dente de alho
25g de queijo parmesão ralado
e sal (a gosto)..

Em uma vasilha despeje o líquido e misture a farinha de trigo e o fermento.

Coloque  a massa pronta em um refratário untado e enfarinhado.

Na receita original, a cobertura era colocada crua mesmo. Optei por refogar: 2 cebolas (médias) cortadas em rodelas, temperando com orégano, algumas folhas de manjericão, 25g de queijo parmesão ralado e 1 colher (sopa, rasa) de farinha de trigo (apenas para o recheio ficar mais consistente).

Espalhe essa cobertura por cima da massa (confesso que roubei um pouco neste ponto: acabei colocando um pouco de provolone - que eu tinha na geladeira - ralado, por cima, mas, em minha defesa, eu não usei todo o manjericão que comprei).

Leve ao forno médio (pré-aquecido), por aproximadamente 20min.
Não abra o forno com menos de 15min para não atrapalhar a fermentação.
Faça o teste do palito (espete um palito de dentes na massa: se ele sair limpo, a massa está assada) para saber se a massa está pronta.
Deixe o queijo gratinar.

Para completar os R$10,00, servi com salada de alface e vinagrete com rabanetes. E, para não dizer que minhas porções ficaram muito pequenas, ainda deixo, aí embaixo, foto da forma (para dizer que ainda daria para servir porções maiores - apesar de eu achar que não precisava).

E bom apetite, com R$10,00
XD

PS: depois de pronto, eu achei que poderia ter colocado uma pimenta (o que ainda ficaria dentro do orçamento) para dar um gostinho diferente; e para quem não estiver afim de se limitar a orçamentos, acho que alguns cubos de bacon (ou linguiça calabresa) fritos ficariam bem na massa; ou então uma camada de presunto e queijo no meio da massa.





Referência: Amehliadigital

6 comentarios:

D Augusto dijo...

Oi Daniel

Vou atrás do feijão verde para experimentar, você fez uma propagando tão boa rsrs. Sobre a sua receita isso dava uma OTIMA blogagem coletiva hein, adorei o desafio.

Um abraço

Larissa Banister dijo...

Que maximo essa ideia!!! Poderia ate ser tema de uma blogagem coletiva "Receitas de até dez reais". Mto legal mesmo. Daniel, sou sim da Paraíba, se vc estiver por aí em dezembro vamos fazer um encontro de blogueiros de gastronomia, eu levo algo bem paraibano, vc algo bem mineiro e meu marido algo bem inglês kkkkkkk seria divertido! Bj

Guloso e Saudável dijo...

Olá Daniel,
Muito interessante a ideia, esse valor pode ser muito menor se for comprado em grande quantidade como um restaurante...
Parabéns pelo resultado, ficou lindo e foi ótimo.
Beijo,
Vânia

Daniel dijo...

Eu cheguei a pensar em propor o desafio dos R$10,00 como blogagem coletiva, mas quis testar em casa primeiro para ver como saia.

mas vou fazer outras vezes, se vocês animarem de também blogar

XD

Amehlia Digital ® dijo...

Oi Dani!
Cumpadi, me perdoa a demora, estou com o pé na estrada pra trabalho e outras coisas e sumo um cadim =)
Tô muito chique, meu roçado aparecendo aqui na sua cozinha...
bão demais!
Sou cebolística, e adoro torta assim...ainda mais por 10 reais =]
Fiquei feliz de participar da prosa.
Um abração procê, viu?!

Amehlia Digital ® dijo...

Não precisa postar o comentário, só pra deixar o link de uma receita q me agrada muito...não sei o custo, mas é fácil, rápida e saborosa =)

http://amehliadigital.blogspot.com.br/2011/10/receita-torta-de-liquidificador-no.html

Um bejim!