miércoles, 2 de mayo de 2012

Bolo de fubá

A ideia desta receita vem do Bolo de fubá quase cremoso do  Mosaikodereceitas. Eu li poucos dias atrás e pensei: tem leite condensado, tem fubá, tem leite de coco em casa, então...

Inicialmente, minha ideia era apenas fazer o bolo, comer e comentar no Mosaikodereceitas, mas quando o bolo saiu do forno ele estava tão apetitoso que acabei tirando fotos. Eu fiz pequenas modificações na receita (adequando aos ingredientes e quantidades que eu tinha em casa), mas a receita é de lá:

Ingredientes
2 ovos
200ml de leite
100ml de leite de côco
50g de açúcar
150g de fubá
50g de farinha de trigo
50g de maisena
3 colheres (sopa) de manteiga (preferencialmente em temperatura ambiente)
1 colher (sopa) de fermento químico

Preparo
Peneire e misture os ingredientes secos (farinha, fubá, açúcar, maisena e  fermento químico).

No liquidificador, bata os ovos, leite, leite de côco e a manteiga.

Aos poucos, vá incorporando os ingredientes secos à mistura batida no liquidificador. Mexa bem para evitar que se formem pelotas.

Despeje a massa em uma forma untada e polvilhada com fubá e leve para assar em forno alto (pré-aquecido), até ficar dourado (aqui em casa, demorou aproximadamente 40min, mas isso varia de forno para forno). Não abra o forno com menos de 20min (ou a fermentação pode ser prejudicada). Faça o teste do palito: espete um palito de dentes no centro da massa e se ele sair limpo, o bolo está pronto).

Seguindo a recomendação do Mosaiko, deixe esfriar e bom apetite!

Em tempo: eu copiei só o texto básico do Mosaiko, mas eu recomendo dar uma olhada na receita original dele (que ele dá algumas dicas a mais)

4 comentarios:

Guloso e Saudável dijo...

Olá Daniel,
É sempre um bolo de sabor muito agradável e que desaparece rapidamente, a aparência ficou com linda coloração, macio e também muito saboroso.
Beijo,
Vânia

www.amsk.org.br dijo...

Bolo de fubá é coisa séria ... nem dicuto, como.
Esse deve ter ficado bom, vou tentar.

bjs nossos

D Augusto dijo...

Daniel esse bolo é maravilhoso não é? Inicialmente ele deveria ficar cremoso, com aquela camadinha de pudim mais a de bolo, mas sei lá pq não ficou. De qualquer forma ele é tão gostoso que pelo menos aqui sumiu em questão de minutos rsrsrs. Obrigado por fazer uma receita la do meu cantinho, fico muito feliz ;)
Abração

Isadora dijo...

essa receita me deu vontade!!!

parece delicioso!

http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/