lunes, 30 de abril de 2012

Quibe de ricota recheado com alho poró

Uma das ideias que eu mais gostei nos últimos tempos foi o requeijão de ricota do Gulosoesaudavel.com.br (tanto que já usei ela aqui e aqui - para citar apenas dois exemplos que foram publicados aqui no blog).

Desta vez, usei o creme para fazer um quibe de ricota (eu já havia feito quibes de ricota antes, mas usando a ricota apenas processada - gostei mais do resultado do quibe feito com esse creme porque ficou mais homogêneo)

Ingredientes para a massa do quibe

250g de trigo para quibe
sal, pimenta do reino e lâminas de alho (a gosto)
300ml de água fervente
300g de ricota
0,5 xícara (chá) de leite fervente

Para o recheio/cobertura
200g de alho poró
2 colheres (sopa) de manteiga
sal e pimenta do reino (a gosto)

Misture o trigo (ainda seco) aos temperos - tendo em mente que o segredo para um bom quibe está em temperar bem o trigo.

Hidrate o trigo com a água fervente e deixe-o descansar (para que ele absorva a água). Várias receitas tendem a usar mais água e a dizer para drenar o excesso - eu costumo usar menos água para pular essa etapa.

Enquanto o trigo absorve a água, no liquidificador, bata a ricota (cortada em cubos pequenos) com o leite fervente - inicialmente por 4min em potência máxima e depois por 1min em potência baixa. Com isso, você terá um creme de ricota (como o já usado em outras receitas).

Misture o trigo (já hidratado) à ricota (já batida) até obter uma mistura homogênea e firme.

Arranje metade da massa do quibe em uma forma.

Em uma panela, derreta a manteiga e doure (levemente) o alho poró. Mexa bem (para que não queime) até que ele fique macio. Tempere com sal e pimenta do reino (a gosto).

Arranje o alho poró sobre a metade da massa de quibe de ricota e, por cima do alho poró, arranje a outra metade da massa de quibe.

No meu caso, ainda fiz um creme de cebola para cobrir o quibe (mas acho melhor deixar esse creme de fora da receita - para não assustar os que não são tão fãs de cebola quanto eu).

XD

e bom apetite!

2 comentarios:

D Augusto dijo...

Ficou muito lindo o kibe. To com um pouquinho de trigo que usei numa receita e preciso dar um fim nele. Vou anotar a receita
Um abraço

Guloso e Saudável dijo...

Olá Daniel,
Deve ter ficado delicioso esse kibe, está muito apetitoso e a receita é simples.
Que bom que gostou da receita de requeijão de ricota, obrigada por mencionar o Guloso e Saudável.
Tem receita do AntiRestaurante no Guloso e Saudável.
Bom feriado, beijo,
Vânia