domingo, 15 de abril de 2012

Pizza alta nos domingos

Em BH, na terceira gaveta da pia, eu tinha milhões de telefones de tele-pizza: a mais barata, a com mais opções de recheios, a mais gostosa (e mais cara), a que tinha promoção do refrigerante e assim por diante.

Em Jampa, ainda não conheço tantas opções de tele-pizza (na verdade, só conheço uma, que até é gostosa, mas que não compensa por ser muito cara).

Nas últimas semanas, acabei optando por fazer pizza em vez de tentar encontrar opções de tele-pizza: sim, demora um pouco mais, não tem promoção com refrigerante, mas também não tem acréscimo pelo queijo extra, nem discussão porque a pizza chegou toda virada na caixa.

Em tempo... tive que descer até a portaria, cruzei com uma vizinha no elevador, ela sentiu o cheiro da pizza (sem saber que vinha da minha cozinha) e comentou "hummm... cheiro bom... alguém está fazendo comida". \o/

Ingredientes para a massa
400g de farinha de trigo
1 envelope (10g) de fermento biológico
Detalhe da massa ainda crua
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de azeite
0,5-1 colher (sopa) de sal
orégano (a gosto)
água morna

Preparo:
Misture todos os ingredientes secos (farinha de trigo, fermento, açúcar. sal e orégano - sim, eu coloco o orégano na massa). Acrescente o azeite.

Misture a água morna aos poucos (não há uma medida exata - a quantidade de água depende da qualidade da farinha), até a massa estar homogênea e lisa, soltando das mãos com facilidade.

Deixe a massa crescer por, aproximadamente, 30min - ela deverá dobrar de tamanho nesse tempo.
Pizza com massa alta

Polvilhe farinha sobre uma superfície lisa, coloque a massa sobre a farinha e polvilhe farinha sobre a massa. Com um rolo (também polvilhado com farinha), abra a massa até ela ficar com, aproximadamente, 1 dedo de altura.

Frango com acelga e queijo Saint Paulin



Ajeite a massa na forma e deixe-a descansar por, aproximadamente, 20min.

Meia calabresa picante, meia tomate com alho poró
Como minha intenção era fazer uma pizza com massa alta, usei uma forma com fundo removível e abri a massa até ela ficar um pouco maior do que o fundo da forma. Ao montar a forma, dobrei as bordas nos lados (formando a massa alta).

O recheio fica a gosto de cada um. Eu, pessoalmente, aproveito para tentar acrescentar alguns ingredientes com mais fibra (como acelga picada, brócolis, ervilhas congeladas, milho congelado - nesses dois últimos casos, prefiro evitar as latinhas de conservas e usar os congelados, que são mais saborosos e têm menos conservantes - etc.).

Nas duas últimas semanas, foram: frango com acelga e queijo Saint Paulin; alho poró com tomates; e calabresa picante com cebola e ervilha.

No mais, bom apetite e boa semana!

Fatia de pizza de calabresa picante

3 comentarios:

Guloso e Saudável dijo...

Olá Daniel,
Está na altura de montar uma pizzaria em Jampa, para fazer uma pizza barata e boa..., rsrs
Adorei a dica de incluir o orégano na massa, é interessante, a pizza ficou perfeita, bem recheada, borda bonita, devia estar muito saborosa.
Boa semana, beijo,
Vânia

www.amsk.org.br dijo...

É, já sabe, caso queira, a sempre a oportunidade a ter uma pizzaria. Sucesso, gostei muito, tem uma cara ótima e é fácil de fazer.

bjs e vá pensando, acho que dá pra coisa.

Isadora dijo...

vou testar!!!!!!!!!

http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/