miércoles, 11 de abril de 2012

Cheesecake aerado

O pedido foi bem específico: cheesecake com o recheio mais aerado. Então, logo antes de servir, já fui avisando: pra quem prefere o recheio mais massudo, a intenção foi fazer aerado mesmo!

XD

Para trabalhar a base, em vez da tradicional massa de biscoito Maria (ou de farinha láctea, como fiz nesta Lemon pie), optei por uma base de biscoito Negresco (ah... é bom e merece propaganda gratuita). A base não ficou crocante, mas o gosto me agradou. O recheio do biscoito foi descartado para esta receita (imagino minha mãe pensando: "quando ele era criança, eu briguei até não poder mais para ele parar de comer só o recheiio e deixar os biscoitos no pacote, agora ele usa só o biscoito e joga o recheio fora... onde eu errei?")

Ingredientes para a base
2 pacotes de biscoito negresco (sem o recheio
1-2 colheres (sopa) de manteiga (em temperatura ambiente)

Triture os biscoitos e misture a manteiga.

Pressione a crosta de biscoitos no fundo de uma forma anti-aderente (no meu caso, de fundo removível) e leve ao forno por 15-20min para que a massa se consolide.

Retire do forno e reserve.


Ingredientes para o recheio
500g de ricota
1 xícara de leite (fervente)
1 lata de creme de leite (sem soro)
100ml de iogurte natural (desnatado)
3 ovos
essência de baunilha
1 pitada de sal
100g de açúcar



O princípio básico do recheio foi o requeijão de ricota light do Gulosoesaudavel.com.br (que eu fiz outro dia e publiquei aqui). Desde a primeira vez que vi essa receita, pensei "tá aí uma boa base para um cheesecake".

Antes de começar a preparar o recheio, misture o creme de leite sem o soro com o iogurte e reserve.

Pique a ricota em cubos pequenos e bata-a no liquidificador com o leite fervente (inicialmente bata por 4min na velocidade máxima e, em seguida, bata por 1min, em velocidade baixa) - o resultado será um creme liso e consistente.

No liquidificador, acrescente (à ricota batida com leite) as gemas dos três ovos (reserve as claras), a essência de baunilha, o açúcar e a pitada de sal. Bata até obter uma mistura homogênea.

Em seguida, acrescente (à mistura no liquidificador) o creme de leite misturado com iogurte (depois de reservada por alguns minutos, essa mistura fica bem consistente e firme).

Por último, bata as 3 claras em neve e incorpore-as à mistura (desta vez, sem usar o liquidificador: o ideal é misturar com um foue, em uma vasilha grande, mexendo levemente (para incorporar as claras sem perder o ar que elas acumularam quando foram batidas em neve).

Despeje essa mistura sobre a crosta (no meu caso, de negresco) e leve ao forno médio por, aproximadamente 35-45min.

Não sei se dá para perceber na foto, mas a beirada começou a ficar corada e o meio permaneceu bem branco - o ideal, para mim, é não deixar dourar demais; senão as beiradas ficam ressecadas - para ter certeza de que o meio estava cozido, fiz o famoso teste do palito: espetei um palito próximo ao meio do cheesecake e ele saiu limpo (sem pedaços do recheio).

Desligue o forno e deixe o cheesecake esfriar dentro do forno. Quando estiver frio, leve para a geladeira.

Sirva gelado e com geleias e caldas para acompanhar (no meu caso, servi com uma calda de damasco, uma de maçãs e com geleia de blueberry... a gosto de cada um que se serviu).

E bom apetite!

2 comentarios:

Guloso e Saudável dijo...

Bom dia Daniel,
Sua mãe deve pensar até que enfim ele aprendeu...
Este cheesecake ficou lindo, adorei o contraste das cores e sem dúvida delicioso, ótima receita.
Beijo,
Vânia

www.amsk.org.br dijo...

Se tá bom, confio no paladar de um bom mineiro, porque as fotos estão divinais.

bjs nossos