miércoles, 28 de marzo de 2012

Torta de banana em camadas

Criar memória é uma das maiores qualidades que uma comida pode ter. Claro que é ótimo quando as pessoas elogiam verbalmente a comida, ou quando elas repetem e fazem cara de satisfeitas, ou recomendam e afins... mas ainda assim, um você-lembra-daquela-comida consegue ser mais forte (e, basta puxar um pouquinho a memória que cada um tem a sua comida memorável: seja o bolo que a avó fazia, seja a torta de legumes que a mãe sabia preparar...).

Esta torta de bananas é uma dessas que criam memórias. Minha irmã costumava fazer dela há muitos anos e ela sempre fazia muito sucesso. Esta semana, resolvi relembrar. Primeiro, liguei pra minha mãe:
"mãe, você sabe uma torta de banana..."
e, antes que eu pudesse terminar a frase, minha mãe disse "em camadas, que sua irmã costumava fazer?"

A memória dessa torta é tão forte lá em casa que eu nem precisei explicar que torta era... minha mãe já se lembrava....

Bom, isso vale pro sabor da torta... o nome.... eu não lembro, minha mãe não lembra, na hora ela perguntou pra minha irmã e minha irmã chamou apenas de "torta de banana"... e assim ficou sendo (apesar de eu ter a conviccção de que essa torta tem um nome diferente de "torta de banana")

Ingredientes
120g de farinha de trigo
80g de açúcar
0,5 colher (chá) de fermento químico
canela em pó (a gosto)
1 pitada de sal
6-7 bananas maduras (cortadas em fatias finas, longitudinais)
1 ovo (na verdade, usei 2 porque estavam pequenos)

Misture todos os ingredientes secos (farinha, açúcar, fermento, sal e canela). Reserve.


Em uma forma untada (com um pouco de manteiga), alterne camadas de banana...






... e a farinha (por farinha, entenda-se: mistura de açúcar, farinha, canela, sal e fermento).





 Alterne as camadas até encher a forma.







Por último, despeje o(s) ovo(s) batidos sobre as camadas de banana e farinha (tentando distribuí-los de forma homogênea).



Leve ao forno médio, pré-aquecido, por, aproximadamente, 40 min (até a superfície estar corada e .

Espere esfriar um pouco antes de cortar e servir.

E bom apetite!!

PS: acho que minha irmã, normalmente, usa banana prata para fazer essa torta. Usei banana pakovan (que é a mais comum nos supermercados perto de mim e é a que estava mais madura quando fui comprar).

4 comentarios:

Guloso e Saudável dijo...

Bom dia Daniel,
Todos os pratos que levam canela e banana são saborosos, é uma combinação perfeita, deve ser mesmo deliciosa e muito agradável tanto quente como fria.
Beijo,
Vânia

Rachel dijo...

Hummmm, deve ficar deliciosa assim amigo, além de fácil e ótima para aproveitar as bananas que estão rolando na fruteira.
Bjuss!!!

Miriam dijo...

Olá Daniel,

Prática e sem complicação, adoro receitas assim...

Deve ser muito boa...

Até mais...
1000 Beijokinhas

Juliana dijo...

nossa, que coincidência....lá em casa quem faz essa receita é meu irmão Nelson......igualzinho o jeito que ele faz....

Fica uma delícia....me deu uma vontade agora....rsrsrsrs

Faz tempo que não como essa torta.

Pena, que ele mora longe , mas quando eu for na casa dele, vou mandar ele fazer.....rsrsrs

Muito bomm!!!!!

Té +