viernes, 23 de marzo de 2012

Figurinha repetida: focaccia

A figurinha é repetida (a última vez que fiz foi este sanduiche de focaccia), mas é que desta vez tive que fazer uma quantidade maior: focaccia.

Ingredientes
1kg de farinha de trigo
1 envelope (de 10g) de fermento biológico seco
3 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de sal
água morna
Para finalizar: ramos de alecrim, sal grosso e azeite



Misture todos os ingredientes secos (farinha de trigo, fermento, açúcar e sal) até a mistura ficar homogênea. Acrescente o azeite e misture (tanto quanto possível).

Acrescente a água morna. Não há uma quantidade padrão: a quantidade de água varia segundo a qualidade da farinha. O segredo é ir misturando a água morna aos poucos, até a massa formar um bolo único, homogêneo, liso e que solta das mãos com facilidade (outra dica é raspar a massa das mãos de tempos em tempos - antes de sair acrescentando farinha indiscriminadamente).

Após a massa estar misturada, vêm as etapas de crescimento:



Massa recém misturada, ainda não fermentada. Coloquei em uma panela morna (sobre um prato, como é possível ver) para facilitar o crescimento, mas logo desisti porque a massa ficou maior que a panela.









Após 15min de fermentação, dividi a massa em duas partes e deixei dentro do forno (morno e DESLIGADO), para continuar fermentando.





Após mais 0,5h de fermentação, dividi as partes da massa em 4 partes (totalizando 8, como é possível ver na foto) e mantive a massa no forno (morno e DESLIGADO), para continuar fermentando.









Por fim, após mais 45min de fermentação






Junte metade da massa e abra, com um rolo, sobre uma superfície enfarinhada.






Coloque a massa sobre uma forma (enfarinhada) e, com os dedos, faça furos sobre a massa.





Mergulhe rapidamente o alecrim (já higienizado) em água fervente. Desfolhe o ramo de alecrim e molhe as folhas em azeite. Passe o azeite com alecrim sobre a massa de focaccia e salpique sal grosso sobre a massa. Leve-a para assar em forno médio por cerca de 25min (até a superfície estar dourada).

Em uma das massas (sim, esta receita rendeu duas formas), também coloquei algumas rodelas de cebola sobre a massa antes de assar.

A focaccia é mais gostosa quando servida recém assada.

Bom apetite!

4 comentarios:

Guloso e Saudável dijo...

Daniel,
Ótimas dicas, a focaccia não só ficou linda, perfumada, como deve ter ficado deliciosa, muito boa receita.
Bom sábado, beijo,
Vânia

Executiva de Panela dijo...

Que interessante... Como a massa cresce! Interessante também é a sugestão de salpicar o alecrim sobre ela. Bela focaccia! Valeu pelas dicas!

D Augusto dijo...

Estou super curioso em fazer Foccacia. Parabéns pelo blog, muita coisa gostosa já por aqui né?
Abraço

roger dijo...

sou pizzaiolo e ja faço focaccia tem tempo, e muito saborosa,,,de calabresa entao e muito gostosa e cheirosa,,,,focaccia de 4 queijos melhor ainda,,,fica a dica......