domingo, 18 de marzo de 2012

Biscotti de capuccino

Como já disse quando fiz o biscotti de chocolate com amendoas.html, biscotti é uma massa assada duas vezes - o que faz com que o biscotti fique fique firme e crocante e que seja capaz de resistir alguns meses sem estragar (o irônico é que a receita é tão gostosa que dificilmente ela dura algumas horas depois de pronta).



Ingredientes
250g de farinha de trigo (usei integral)
150g de mistura instantânea de capuccino
50g de açúcar
1 colher (sopa) de fermento químico
0,5 colher (sopa) de sal
1 ovo (grande)
100ml de leite
essência de baunilha
50-100g de gotas de chocolate (ou chocolate cortado)

Misture todos os ingredientes secos (farinha, açúcar, capuccino, fermento e sal). Incorpore o ovo, o leite e a essência de baunilha.

Por último, acrescente as gotas de chocolate - também é possível acrescentar algumas castanhas (avelãs, amêndoas, etc).

Antes de assar

Coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada (neste ponto, usei farinha de trigo normal mesmo). Polvilhe farinha sobre a massa (a massa é bastante pegajosa e você só conseguirá manipulá-la se ela estiver envolta em farinha) e molde-a massa em formato de tronco.
Depois de assar
Coloque a massa em uma forma (untada e enfarinhada) e leve-a ao forno (médio), por aproximadamente 30min., até estar assada (verifique se está firme por cima).
Lembre que a massa se espalha e cresce, então lembre-se de deixar espaço na forma.

Retire o bolo do forno e deixe-o esfriar por 10-15min. Quando os rolos já estiverem frios, corte-os na diagonal (com espessuras de, aproximadamente, 2cm).

Ajeite as fatias na forma e asse-as novamente, por 20-30min (10-15min de cada lado). Caso queira que o biscotti fique mais crocante, asse por 30min, para um biscotti menos crocante, asse por 20min. Neste ponto, não há poblema em deixar os biscottis próximos, porque eles não vão crescer mais.

Deixe os biscottis esfriarem e bom apetite (armazene-os, se sobrar algum, em um jarro tampado)

Referências: Joyofbaking.comIchef.com

1 comentario:

Guloso e Saudável dijo...

Olá Daniel
A receita de biscotti de capuccino é uma receita muito interessante, muito antiga, versátil e deliciosa, ótima sugestão.
Boa semana, beijo,
Vânia