lunes, 6 de febrero de 2012

Salmão ao molho de iogurte com curry (Dahi Mach)

Desafio do mês: fazer um prato da cozinha indiana... qualquer prato... eu até sabia que a cozinha indiana tende a ser bastante condimentada e a usar curry, mas não sabia muito mais que isso. Então, fui pesquisar....

Vários sites (resultados do google) apresentam o mesmo texto sobre a cozinha indiana (entre eles o Portalsaofrancisco.com.br, mas não dá para saber quem é o original e quem são as cópias) e, eles mencionam o Dahi Mach.

Procurei algumas receitas, mas muitas delas tinham ingredientes que a) eu não conheço e b) que eu conheço, mas não sei onde comprar. Perguntei então se valia, para o desafio, um prato inspirado na cozinha indiana. E aí veio este salmão ao molho de iogurte com curry.

Ingredientes
  • 400g (aproximadamente) de filé de salmão (já limpo)
  • 200ml (1 copo) de iogurte natural desnatado
  • 0,5 colher (sopa) de curry
  • uma pitada de coentro fresco picado
  • uma pitada de pimenta do reino
  • sal (a gosto)
  • 1 pimenta dedo de moça (picada em rodelas finas)
Em um saco plástico, misture o iogurte e os temperos. Deixe o filé de salmão marinar nos temperos (no saco plástico fechado) por, aproximadamente 20min (o Petitchef.com, em quem me baseei, recomenda 4h... mas eu não queria esperar 4h pelo meu almoço).


Passe uma pequena quantidade de azeite em uma forma e ajeite o peixe. Leve a posta de salmão para assar (em forno médio, pré-aquecido) por, aproximadamente, 30-35min. (salpiquei um pouco de sal grosso por cima antes de levar ao forno, mas, no fim, achei desnecessário - o sal ficou estranho na foto e ainda sobrou no prato.... pelo menos foi fácil tirar).

Dica do Petitchef.com: coloque apenas o peixe para assar; o iogurte queimaria e ficaria com gosto ruim se fosse assado por tanto tempo. Para não desperdiçar, então, utilizei o iogurte com temperos para fazer um molho: em uma frigideira antiaderente, coloque meia colher de azeite, um pouco mais de pimenta e o iogurte com temperos. Cozinhe em fogo baixo, mexendo bem, até ele ficar com uma cor amarela mais forte (não usei fogo alto com medo de o iogurte talhar). Antes de servir, prove o tempero e acerte o sal, se necessário.


Acompanhamentos:
Para acompanhar, uma cama de molho e espinafres levemente refogados (higienizados e passados na panela, em fogo alto, sem óleo ou sal) - em um prato menor do que deveria, eu sei.... :-/

E também algumas batatas ao murro (Panelinha.ig.com.brSemstress.com)

E bom apetite!

Referências: Petitchef.comTarladalal.com,

Uma atualização bem legal: as sempre simpáticas meninas do Cozinha dos vurdons fizeram um post sobre comida indiana que tem muito mais informações do que as que eu tinha encontrado antes! Vale acessar!

2 comentarios:

Guloso e Saudável dijo...

Chef,
Meu marido é apaixonado por comida hindu, principalmente de Goa, eu aprecio mas com menos pimenta, o curry (caril) é uma associação de ingredientes chegam a mais de 20 e varia de família para família, tem alguns ingredientes de base...
O salmão ao curry é delicioso, eu adoro.
Boa semana,
Vânia

www.amsk.org.br dijo...

Eis um prato maravilhoso, acho que iria gostar muito dos sucos e doces que se fazem na Índia, o bolo indiano é uma especialidades que mais apreciamos e as samosas ... sempre bom, muito bom.

bjs das cozinheiras