viernes, 10 de febrero de 2012

Pão de cerveja

Há muito tempo, eu li que a descoberta da cerveja teria sido, praticamente, um acidente: chuva teria caído sobre a massa de pão (não assado, obviamente) e a fermentação teria gerado a cerveja. Não sei se a lenda é verdadeira, mas ela é bem plausível, uma vez que o preparo dos dois (pão e cerveja) basicamente consiste em usar leveduras para fermentar cereais.

A redundância desta receita me chamou atenção: pão de cerveja. Fiz pequenas alterações (usar cerveja preta e alguns cereais a mais), e a receita original, para quem quiser conferir, está em  Foodwishes.

Ingredientes
1 envelope de fermento biológico seco
0,5 xícara de água morna
4 xícaras (500g) de farinha de trigo (comum)
1 lata de cerveja (no meu caso, preta)
1 xícara (125g) de farinha de linhaça
sal (a gosto)

Misture o fermento, a água morna e uma xícara de farinha (125g). Deixe essa mistura fermentar (formando a esponja, mostrada na foto ao lado) por, aproximadamente, 15min.


Misture a cerveja (em temperatura ambiente, para não atrapalhar o processo de fermentação), o sal, o restante da farinha de trigo e a farinha de linhaça à esponja.

Mexa até a massa ficar homogênea e deixe fermentar por, aproximadamente, 1 hora.


Enfarinhe uma superfície (enfarinhe bem, porque essa massa é daquelas que agarra na mão, não das que solta facilmente), coloque a massa sobre a farinha e polvilhe farinha sobre a massa. Tente modelar uma bisnaga (a massa é muito gostosa de manusear nesse ponto, mas ela precisa estar polvilhada por farinha, ou ela gruda completamente).

Ajeite a massa em uma forma (também polvilhada com farinha). Faça um corte longitudinal na massa (em teoria, esse corte ajuda no crescimento da massa).

Também polvilhei algumas sementes de chia por cima (mas isso é opcional e nem coloquei na lista de ingredientes).

Deixe crescer por mais 25-30min e leve ao forno médio, pré-aquecido, por, aproximadamente, 35min.

Deixe esfriar antes de cortar, e bom apetite...

Usei esse pão para fazer um sanduíche de peixe, com molho tártaro (mas essa receita fica pra próxima)

1 comentario:

Guloso e Saudável dijo...

Chef,
Existem produto e pratos descobertos por acidente, o café, o flambado, petit gateau, os queijos, o hambúrguer... eta pessoal curioso rsrs.
Esse pão de cerveja deve ser bem macio e saboroso.
Bom final de semana,
Vânia