domingo, 26 de febrero de 2012

Fídeos de camarão
















Ingredientes
8 ninhos de macarrão cabelo de anjo

1 lata de creme de leite (sem soro)
0,5 copo de iogurte natural
300-400g de couve-flor (apenas os buquês, preferencialmente separados em buquês pequenos)
200-250g de brócolis (apenas os buquês)
1 colher (chá) de curry
sal e pimenta do reino (a gosto)

azeite
10 dentes de alho (descascados, inteiros)
2 pimentas dedo de moça
200g de camarões (limpos e descascados)

salsão, manjericão e outros temperos (a gosto)

Misture o creme de leite (sem soro) e o iogurte. Deixe em temperatura ambiente por meia hora. O creme resultante deverá ficar firme e espesso. Mantenha o creme na geladeira enquanto não estiver usando.

Quebre os ninhos de macarrão em dois. Arranje o macarrão em uma forma refratária e leve-o ao forno, pré-aquecido, por, aproximadamente, 10min (até que o macarrão fique dourado). Retire do forno e deixe o macarrão esfriar.

Em uma panela, coloque a mistura de creme de leite com iogurte, sal, pimenta do reino e uma pitada de curry. Leve ao fogo baixo e mexa o creme (para que ele aqueça, mas sem chegar a ferver).

Quando o creme estiver aquecido, acrescente os buquês de couve-flor e de brócolis (já previamente cortados, lavados e higienizados). Reserve.

Em outra panela, aqueça os dentes de alho (inteiros) com um fio de azeite. Acrescente a pimenta dedo de moça (cortada em rodelas) e o camarão. Deixe os camarões cozinharem e acrescente 0,5 xícara de água quente. Acrescente a maior parte do macarrão que foi dourado no forno (reserve uma pequena para a finalização do prato), mexa (delicadamente, para não quebrar muito os fios de macarrão) e deixe cozinhar (por cerca de 1min).

Acrescente o creme com couve-flor e brócolis ao camarão com macarrão, desligue a panela  e tampe-a. Aguarde cerca de 5min.

Em uma forma, ajeite o macarrão (misturado com os camarões e o creme). Tente ajeitar de forma que os ingredientes fiquem bem distribuidos na forma.

Para finalizar, despeje o macarrão dourado que foi reservado, alguns camarões e um pouco de couve-flor. Leve ao forno para gratinar.

Por fim, salpique o salsão/manjericão por cima dos fideos já gratinados e sirva imediatamente.

Observação: brocolis e couve-flor ficam al dente nesta preparação. Para quem prefere que fiquem menos resistentes à mordida, sugiro cozinhar ambos no vapor antes de começar a fazer o prato.

E bom apetite!

2 comentarios:

Guloso e Saudável dijo...

Oi Daniel,
Receita muito interessante, tem tudo para ser deliciosa, o aspeto é lindo, anotei a receita.
Bom início de semana,
Vânia

www.amsk.org.br dijo...

Ficou bonita e com todos os ingredientes, com certeza deliciosa.

gostamos de massas,

bjs nossos