miércoles, 8 de febrero de 2012

Escondidinho

Não sei de que parte do país são os escondidinhos (uma amiga já comeu um em um restaurante do sul que dizia ser de "comida mineira"). O que eu sei é que eu gosto deles... e são fáceis de fazer.

Os recheios (não sei se recheio é a palavra mais adequada) podem ser vários: carne seca desfiada, frango, etc.... mas eu queria um de carne com legumes (sendo mais legumes que carne)... e acabou ficando desta maneira.

Ingredientes
400g de carne (patinho) moída
500g de feijão verde
200g de milho verde
1 cenoura (grande) picada em rodelas
azeitonas pretas, uvas passas claras (a gosto)
temperos: cebola, creme de cebola, pimenta dedo de moça, louro em pó, alho, sal e outros temperos (a gosto)

Para a cobertura:
500g de macaxeira (mandioca)
3 colheres (sopa) de parmesão ralado
100-150g de mussarela ralada

Refogue a carne moída com os temperos (no meu caso: uma cebola média cortada em cubos; uma pimenta dedo de moça, com sementes, picada em rodelas finas; uma pitada de louro em pó, algumas, poucas, folhas de coentro e sal), mexendo bem para que ela fique soltinha (sem formar pelotas irregulares).

Acrescente o milho verde (utilizei do congelado) e 4 colheres de creme de cebola e mexa por alguns minutos (para que o milho descongele). Por fim, acrescente o feijão verde (lavado) e as cenouras cortadas em rodelas (eu queria que elas ficassem mais resistentes à mordida). Acerte o sal, misture as azeitonas e as uvas passas (a gosto) e ajeite a carne em uma forma refratária.

Cozinhe a macaxeira (que, durante minha vida toda, eu chamava de mandioca) em água (e sal, se quiser) até que ela fique macia a ponto de desmanchar - reserve a água.

Amasse as macaxeiras/mandiocas com um garfo, retirando eventuais raízes (são fáceis de reconhecer: são estruturas mais fibrosas que se desprendem facilmente da macaxeira/mandioca cozida).

Acrescente água (do próprio cozimento) até as macaxeiras/mandiocas ficarem com a consistência desejada (mais firme, ou mais mole.... depende do gosto de cada um).

Cubra a carne (no refratário) com esse purê de macaxeira/mandioca. Coloque a mussarela ralada por cima e leve ao forno até gratinar.

E bom apetite!

2 comentarios:

Miriam dijo...

Olá Chef,

Escondidinhos são sempre uma ótima opção, além de ter uma gama imensa de ingredientes para prepará-los...

Adorei a sugestão!!!

Um Grande Abraço \o/
1000 Beijokinhas

www.amsk.org.br dijo...

Uai, de mandioca é bão demais da conta viu? provô, amô.

No mais puro minerez possível.

bjs nossos