domingo, 5 de febrero de 2012

Empanadas


Comum em muitos países da América Latina, as empanadas são um tipo de salgado recheado (parecido com um pastel assado). O recheio mais tradicional é o de carne, mas há também os de frango, milho, queijo e cebola, etc. (A que fiz foi, na verdade, de beringela picante e acebolada, mas ficam aí algumas dicas para outros recheios)

Recomendo como comida rápida, como entrada, ou mesmo para tomar com uma cerveja e bater papo com amigos.

Receita da massa de empanada
  • 500g de farinha de trigo
  • sal e outros temperos (a gosto) 
  • 3 colheres (sopa) de óleo
  • 1 ovo
  • 2 xícaras de água morna (efetivamente, usei menos de 1 xícara - aproximadamente 180ml, mas isso vai variar de acordo com a farinha utilizada)
  • 1 colher (chá) de fermento em pó (ingrediente controverso: várias receitas que vi recomendavam e várias não utilizavam. Coloquei uma quantidade pequena, por via das dúvidas)
  • farinha de trigo para polvilhar

Misture os ingredientes secos (a farinha, o sal e o fermento). Acrescente o óleo e mexa (o óleo não será suficiente para incorporar toda a farinha) Acrescente a água morna aos poucos, mexendo sempre (os 180ml de água que utilizei também não foram suficientes para incorporar toda a farinha). Por fim, acrescente o ovo e misture até que toda farinha esteja incorporada.

Sove bem e deixe a massa descansar por, aproximadamente, 30-45min. A massa deverá ficar lisa e levemente elástica. No vídeo abaixo, em espanhol, há algumas observações sobre a textura da massa ( ver 6'04'') - já adianto que a receita da massa feita no vídeo é diferente da que fiz, mas a textura das duas ficou parecida.

Sobre uma superfície enfarinhada, abra a massa (até que ela fique, com, aproximadamente 2mm de espessura), corte-a e recheie as empanadas. Dobre-as (no vídeo, também há sugestões de dobras - ver 10'37''), pincele-as com gema de ovo (também coloquei um pouco de Chia por cima) e leve para assar até que estejam douradas (aproximadamente 40-45min no forno médio).



Recheio de carne
Como mencionei, o recheio tradicional é o de carne - e, para quem não quer fugir do tradicional, algumas sugestões:

Recheio de beringela picante
Como eu também mencionei, optei por um recheio diferente, de beringela picante e acebolada.

Ingredientes
  • 3 cebolas grandes (picadas grossamente, em meia lua)
  • 2 beringelas (picadas em cubos médios)
  • 2 pimentas dedo de moça (picadas em rodelas pequenas, com semente)
  • 1 colher (sopa) de sal grosso
  • 50ml de vinagre
  • 50ml de azeite
  • azeitonas, uvas passas, tomates, pimentões, orégano (a gosto)


Pique os ingredientes e misture-os em uma forma refratária. Em um copo, misture o azeite, o vinagre (se quiser, um pouco de água), o sal e o orégano. Regue os vegetais com esse líquido e cubra o refratário com um papel alumínio. Leve ao forno por, aproximadamente, 25min.

Passados os primeiros 25min, levante um lado do papel alumínio (tomando bastante cuidado para não se queimar) e baixe o forno para o mínimo. Caso queira que a beringela fique mais parecida com uma pasta, deixe assar por mais 25min, aproximadamente (dica do Gulosoesaudavel.com.br).

Retire do forno e deixe esfriar.

E bom apetite!

Outras referências: TudogostosoReceitas.comDeliciadereceita.com.br

4 comentarios:

www.amsk.org.br dijo...

Realmente ficou com uma textura maravilhosa.
O recheio é inovador e foi por isso mesmo que agradou, esse nós não tínhamos feito.

bjs das cozinheiras

Guloso e Saudável dijo...

Chef,
Lindas empanadas, ótima ideia, são tudo de bom,devem ter ficado deliciosos, adorei.
Obrigado por mencionar-nos.
Boa semana,
Vânia

Executiva de Panela dijo...

Que interessante... Quando fui a Buenos Aires, a iguaria que mais apreciei foram as 'empanadas crioulas' e desde então sempre quis experimentá-las. Fiquei feliz em encontrar a receita aqui, com dicas tão importantes. Obrigada! Paula

Anónimo dijo...


Uma massa de empanada maravilhosa, com pouco óleo, mas é como se tivesse muito mais. Fica firme, crocante. Deve ficar boa para torta e empadinha. Temos tentado várias massas, mas essa foi a melhor.