jueves, 16 de febrero de 2012

Chuchu tropeiro


Bastante comum na comida mineira, o feijão tropeiro é um prato consumido em bares, jogos no mineirão e em reuniões de amigos - quando eu morava em BH, por exemplo, meus amigos e eu íamos muito ao Bardojoaoveio.com.br (mas isso antes de o bar virar hype e ficar constantemente lotado - apesar de continuar sendo um bar legal) para comer o super tropeiro de lá.

A origem do prato remonta às tropas que conduziam gado. Torresmo, linguiça, carne seca e bacon (e outros ingredientes um tanto pesados) fazem parte da receita - também, para dar conta do metabolismo de um trabalhador que conduz gado, né?

Aqui eu preparei um chuchu tropeiro - com menos carnes pesadas e sem o feijão (obviamente). Não é a mesma coisa (nunca é a mesma coisa) que um feijão tropeiro, mas dá para quebrar um galho (para quem está tentando reduzir um pouco as calorias).

Ingredientes
2 chuchus (novos) médios
0,5 gomo de linguiça calabresa
2 dentes de alho
1 cebola (média)
1 pimenta dedo de moça (a gosto)
200g de milho (congelado)
sal e farofa pronta

Em uma panela, refogue a cebola (cortada em meias luas), os dentes de alho (amassados) e a pimenta (picada em rodelas finas). Acrescente a linguiça calabresa (cortada em cubos) e mexa até a linguiça estar bem cozida. Acrescente o milho (ainda congelado) e mexa até que ele esteja bem incorporado. Por fim, acrescente o chuchu e deixe cozinhar até que ele esteja macio. Por último, acrescente a farofa (daquelas industrializadas, temperadas, mesmo) e mexa até que a farofa esteja bem espalhada pelo chuchu.

Como o feijão tropeiro é um prato que não tem caldo e o chuchu, por si só, tem bastante água, não recomendo acrescentar água durante o processo de cozimento.

Não acrescentei sal - considerando que a farofa e a linguiça calabresa já são salgadas -, mas é um tempero opcional.

E, para acompanhar, arroz branco, couve a mineira e um ovo cozido (com a gema ainda mole).
E bom Apetite!

Referências de feijão tropeiro: Panelinha, TudogostosoGNT receitas

4 comentarios:

Guloso e Saudável dijo...

Chef,
É uma ótima opção, o chuchu tem baixíssimas calorias, mas eu deixaria o feijão como fonte de proteína, saciava mais e mantinha o baixo valor de gorduras saturadas.
Abraço,
Vânia

Chef Wannabe dijo...

Vânia, eu sinceramente tinha pensado em fazer com feijão verde (tão popular aqui na PB) em vez de chuchu. Mas como eu tinha feito feijão verde havia pouco tempo, acabei optando por mudar os ingredientes. mas gostei bastante da dica!

XD

Anónimo dijo...

ola!!!podemos colocar a farinha de milho no lugar da f. mandioca?

Daniel dijo...

nunca testei com farinha de milho, mas acho que vale a tentativa (e me conta depois como ficou).

:)