jueves, 23 de febrero de 2012

Caldo verde (rápido)

Há várias receitas de caldos verdes (das mais simples, às mais complexas, das mais leves, às mais pesadas - deixei, como de hábito, vários links no fim do post, com várias opções).

Minha proposta aqui foi fazer um caldo verde rápido - com purê de batata instantâneo (que eu havia comprado para outra receita) e sem carne.

De acompanhamento, uma rabanada salgada (também rápida), que foi publicada no post anterior.


Ingredientes
1 molho de couve
1,5 xícara de purê de batata instantâneo
2,5 litros de caldo de legumes
3 dentes de alho amassados
1 cebola média picada em cubos
2-3 ramos de salsão picados
2 pimentas biquinho (cortadas em rodelas, com as sementes)
sal, pimenta do reino e outros temperos (a gosto)

Leve o caldo de legumes (com o alho) ao fogo até ferver. Dissolva o purê de batata instantâneo nesse caldo de legumes e acrescente o salsão picado, a cebola e a pimenta e reduza o fogo ao mínimo (para que o caldo não fique em ebulição forte).

A intenção é que seja um caldo: se o purê instantâneo ficar muito firme (com consistência de purê mesmo), acrescente água.

Lave e higienize as folhas de couve. Retire os talos e pique as couves em tiras finas e não longas (eu diria 2cm x 2mm - não é um tamanho exato e pode ser mudado; é apenas uma dica para evitar cortar as folhas em tiras grandes pois isso faz com que fique desconfortável para comer: as tiras de couve ficam caindo da colher).

Prove o sal do caldo (e acerte, se necessário) e, por último, acrescente as folhas de couve. Não deixe ferver muito para que as folhas de couve não percam essa cor verde viva (isso, claro, considerando que as folhas foram bem lavadas e higienizadas).

Sirva imediatamente.

Sugestões para que o caldo fique mais light: substituir a batata por couve flor (cozida e processada, de forma a ficar com a consistência de um purê ralo) ou por chuchu (também cozido e processado).

Outra sugestão, essa não light, é substituir a batata por fubá e acrescentar bacon ou linguiça defumada fritos (aí já vira um bambá de couve - como a gente chama lá em Minas)

Referências: Gulosoesaudavel.com.br, Nabiroskinha.com, CybercookCyberdietTudogostosoNossadica.com

2 comentarios:

www.amsk.org.br dijo...

Se ficar boa como está bonita, já valeu.

bjs nossos

Guloso e Saudável dijo...

Chef,
É uma sopa deliciosa, reconfortante e muito saudável.
Abraço,
Vânia