jueves, 2 de febrero de 2012

Abobrinhas de outono

 Eu sei que não é outono, mas o título deste post (assim como a ideia pra receita) veio do Cozinhadosvurdons. Logo que li, achei tão interessante a ideia de Nacons de Abobrinha que quis fazer - só que, em vez de fazer como recheio de sanduíche, fiz como uma torta invertida de abobrinhas: com uma camada de cebolas apimentadas e carameladas por baixo, as abobrinhas salgadas no meio e uma massa macia por cima (aliás).

Para o recheio
1 abobrinha grande (com casca e sementes)
1 cebola roxa grande (fatiada em meia lua)
3 tomates picados
75g de uvas passas claras sem sementes
4 colheres (sopa) de mel
azeite
2 pimentas dedo de moça (sem sementes) picadas
raspas de limão, orégano e sal (a gosto)

Para a massa
2 ovos grandes
100ml de leite
50ml de óleo
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
100g (aproximadamente) de queijo mussarela ralado
100g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento químico
sal (a gosto)

Preparo:

Misture as cebolas, o mel, a pimenta (sem sementes, para não ficar muito picante) e as uvas passas. Ajeite essa mistura no fundo de uma forma refratária.

Corte as abobrinhas em rodelas. Ajeite-as em uma frigideira anti-aderente e dê uma leve tostada nos dois lados (é opcional, mas faço isso porque acho que faz diferença no sabor). Após tostar (levemente) as abobrinhas, corte-as em cubos médios.

Em uma panela, misture as abobrinhas e os tomates. Tempere com azeite, sal, orégano (e outros temperos a gosto). Leve ao fogo por alguns minutos - apenas para a abobrinha soltar o excesso de líquido.

Coloque a abobrinha sobre as cebolas (na forma refratária), descartando o excesso de líquido.Por cima, se quiser, coloque algumas raspas de cascas de limão.

Prepare a massa: misture os ovos, o leite e o óleo. Acrescente os queijos e a farinha (mexendo bem para que a farinha não forme pelotas). Por fim, acrescente o fermento químico (misture-o a uma pequena porção da massa e, em seguida, misture essa pequena porção ao restante da massa).

Despeje a massa sobre as abobrinhas (na forma refratária) e leve ao forno médio (pré-aquecido), por, 30-40min. Não abra o forno antes da metade do tempo, pois isso atrapalha o processo de fermentação. Quando a massa estiver com aspecto de pronta (segunda metade do tempo), faça o teste do palito (espete um palito e se ele sair sem puxar pedaços da massa, está assado). Lembrando que o tempo sempre depende do forno.

E bom apetite.

PS: uma resolução culinária de 2012 a menos!

3 comentarios:

Guloso e Saudável dijo...

Chef,
Tem todos os ingredientes que gosto, é saudável, aparência é linda parece ser muito saboroso.
Abraço,
Vânia

www.amsk.org.br dijo...

Uma versão que precisamos experimentar...essa história de cumprir resoluções está se saindo muito bem.

bjs das cozinheiras

Miriam dijo...

Olá Chef,

Adorei a sua sugestão...perfeita!!!

Tenha uma noite tranquila e serena!!

1000 Beijokinhas