domingo, 22 de enero de 2012

Língua ao molho

Como já disse quando fiz a moela na cerveja, várias carnes são incompreendidas. A língua, para mim, é uma delas: é macia, saborosa, suculenta (muitas vezes barata) e, ainda assim, muitas pessoas têm preconceito por causa da parte do animal de onde ela vem - bom... sobre isso... engraçado que a picanha vem da bunda do boi (veja um mapa de cortes) e não sofre o mesmo preconceito.

Mas voltando à língua, é possível comprá-la nos açougues de duas formas: descascada ou com casca. Eu recomendo a com casca: não dá muito trabalho para descascar e a quantidade de carne perdida quando ela é descascada crua é assustadora.

Para descascar a língua: lave-a em água corrente. Coloque-a em uma panela de pressão (com água e sal) e leve ao fogo. Depois que a panela começar a dar pressão (começar a apitar), conte 40-45min e desligue. Deixe esfriar e descasque a língua. A casca deverá sair com facilidade (se não sair com facilidade, volte a cozinhá-la por mais alguns minutos. Se a casca sair arrancando pedaços da carne juntamente com ela, é porque cozinhou demais).


Depois que a língua estiver cozida e descascada (e picada - em fatias ou em cubos, como você preferir), o preparo:

Ingredientes:
2 cebolas grandes
4-5 dentes de alho
1 lata de molho de tomates
2 línguas (cozidas, descascadas e picadas)
sal, pimenta do reino e outros temperos (a gosto)
folhas de manjericão (aproveitando que o manjericão da casa da minha mãe é o mais incrível que já vi)


Preparo
Pique as cebolas e o alho (grossamente, eles vão sumir ao longo do cozimento). Leve as cebolas e o alho em uma panela e mexa até a cebola começar a ficar transparente (não vejo necessidade de colocar óleo nesse processo, só pra constar).

Quando a cebola estiver transparente, acrescente o sal (e outros temperos). Acrescente as línguas (já cozidas, descascadas e cortadas) e mexa por alguns minutos.



Acrescente o molho de tomates e as folhas de manjericão, mexa até ele ficar igualmente distribuído por toda a carne.

Acrescente água (numa proporção 1x1 em relação ao molho de tomates) e deixe cozinhar, mexendo de tempos em tempos, até que a água evapore e o molho tenha engrossado.

Acerte o sal. Sirva com pãozinho (e acredite: é uma das carnes mais gostosas do boi).



Referências: Allrecipes.com.br, Receitas.com, Blogdoeduardogirao, Cybercook















ahhh.... e fiz beef tongue (foto à direita)! mais uma das minhas resoluções culinárias de 2012 já está cumprida... depois posto a receita....



2 comentarios:

Guloso e Saudável dijo...

Chef,
A receita está muito bem explicada, muito boas dicas, eu faço normalmente com vinho e alho..., também fica deliciosa, depois público.
Bom domingo,
Vânia

www.amsk.org.br dijo...

Confessamos que língua não é a nossa especialidade, mas as vezes o gosto muda conforme a receita não é mesmo? essa parece bem boa, entretanto as resoluções vão se cumprindo e isso é muito bom. Os nossos parabéns.

bjs das cozinheiras.