martes, 24 de enero de 2012

Beef Tongue

Esta receita é mais uma das receitas da minha lista de metas culinárias de 2012. Eu estava vendo algum programa (já nem me lembro qual) sobre as delis de Nova Iorque e vi uns sanduíches de beef tongue (língua) que fiquei doido para testar (foi a primeira vez que fiz desse jeito).

E saí buscando receitas... a que eu queria, exatamente, eu não achei, mas esta me pareceu diferente (diferente bom) e resolvi testar.

O gosto final lembra fica levemente azedo (por causa do preparo com vinagre) e, como uma amiga disse, poderia ficar muito bom com algumas fatias de bacon na etapa final do preparo.


Ingredientes
2 línguas (de boi)
2 ramos de alecrim
2 litros de vinagre
1 colher (sopa) de sal
1 cebola grande (cortada em pedaços grandes)
4 dentes de alho (cortados em fatias grossas)
Depois de duas semanas no vinagre...

Lave bem as línguas (em água corrente). Ajeite-as em um recipiente NÃO-metálico, com as cebolas e os dentes de alho.

Misture o vinagre, o sal e o alecrim em uma panela. Aqueça a mistura (até ficar morno, não há necessidade de ferver).

Cubra as línguas com a mistura de vinagre e deixe de repouso por duas semanas. Sim, duas semanas - daí a importância de acondicionar as línguas em um recipiente não-metálico (metal reagiria com o vinagre). De tempos em tempos, vire as línguas no recipiente.

Após duas semanas, descarte o vinagre e ferva as línguas em água fresca (aproveitei para acrescentar dois dentes de alho, uma cebola média e um ramo fresco de alecrim) por algumas horas (pelas minhas contas, foram 3h, sem usar panela de pressão - para testar o ponto, espetei um garfo na parte de baixo da língua)

Descasque as línguas (a casca deverá sair com facilidade: se não sair com facilidade, não está cozida o suficiente, se sair facilmente, mas arrancando pedaços de carne, é porque cozinhou demais).

Deixe as línguas esfriarem e fatie-as (bem fino).

Para servir, como é possível ver na primeira foto, alternei fatias de carne com fatias de batata, coloquei ramos de alecrim por cima, um fio de azeite e sal grosso por cima. Levei ao forno até as batatas estarem macias.

E bom apetite.

Referências: AmillionwordstogoWasabibratwurst.comPlayingwithfireandwater.com

3 comentarios:

www.amsk.org.br dijo...

Abrir assim já nos tirou da tentativa, o que nos vale é que está lindo.

bjs grande de todas nós

Guloso e Saudável dijo...

Chef,
É uma receita bem diferente, interessante, mas é necessário ter paciência, a língua coze em parte devido ao do pH muito baixo, por causa do ácido acético.
Abraço,
Vânia

Miriam dijo...

Olá Chef,

Adorei a sua sugestão, deve ficar deliciosa...


Boa Noite!!!
Seja Sempre Feliz!!
1000 Beijokinhas