lunes, 23 de enero de 2012

Babaganuche de jiló

Uma amiga me mandou a dica desta receita por mail (e vou responder assim que acabar de postar aqui).

A receita saiu no site da GNT e eu só poderia testar na casa da minha mãe (não sou fã de jiló, mas gosto de testar novas ideias - e minha mãe gosta de jiló e poderia comer tudo se eu não gostasse).

Confesso que no meu, eu coloquei mais mel por cima (e achei uma ótima ideia). Minha mãe já gostou sem mel nem nada.
Ingredientes
4 jilós
1 colher (sopa) de tahine
suco de limão
azeite
mel, hortelã, pimenta (dedo de moça) e sal (a gosto)

Preparo


Comece fazendo um corte longitudinal nos jilós e, se quiser, fazendo riscos na poupa do jiló (com um garfo) e deixando-os em uma mistura de 1 litro de água, suco de limão e sal, por 20min.

Depois dos 20min, seque os jilós e esprema-os um pouco (para retirar o excesso de água).

Isso vai reduzir o gosto amargo do jiló.

É uma parte opcional da receita - para minha mãe, que gosta do amargo do jiló, por exemplo, é totalmente dispensável.







Em seguida, passe azeite nos jilós (tanto por dentro, quanto por fora) e leve-os ao forno baixo, por 40min - para que eles assem (sem queimar).




Deixe-os esfriar e, com uma colher, retire as poupas dos jilós, tentando manter as cascas intactas.

Com um garfo, misture as poupas de jiló com o tahine e os temperos (mel, sal, suco de limão, folhas de hortelã picadas, pimenta e azeite). Misture, amassando, até obter uma pasta.

Ajeite a pasta nas cascas de jiló e sirva com folhas de hortelã e azeite (e, no meu caso, uma porção mais generosa de mel).

E bom apetite (pelo menos pra quem gosta de jiló... ou está disposto a experimentar)

2 comentarios:

www.amsk.org.br dijo...

Por aqui, ele é muito bem vindo, na farofa, no meio do arroz de sarmá e por aí vai, apenas acrescentamos ameixa preta seca, duas picadas e levamos os recheios ao fogo para temperar, com sal, cardamomo, mel, azeite e pimenta de cheiro.
E não assamos, cozinhamos em fogo baixo com um pouco de vinagre e sal. Do resto é igual.

legal, sua mãe deve ter bom gosto.

bjs das cozinheiras

Guloso e Saudável dijo...

Chef,
Ai está um ingrediente que conheço muito pouco, o jiló, é fonte de vitamina C, sais minerais etc.
Vou experimentar, mas se sua mãe gostou, é porque estava bom.
Abraço,
Vânia