jueves, 1 de diciembre de 2011

Strogonoff de queijo coalho

Os paulistas têm uma brincadeira que é assim:

Como você reconhece um mineiro na multidão?
Joga um queijo rolando a ladeira. Quem sair correndo atrás, é mineiro.

Como mineiro, eu já digo que isso é mentira. Um mineiro de verdade pularia no paulista que tentasse jogar um queijo pela ladeira, sacudindo e gritando "cê tá doido?? o que que cê tá achando que ocê vai fazer com esse queijo??"

Bom, a ideia desta receita é da tia/madrinha de uma amiga (também mineira e que também mora aqui e com quem compartilho as histórias mais divertidas de queijos - por exemplo, nossa discussão real com paulistas que queriam fazer pizza sem queijo).


Ingredientes:
  • 3 tomates
  • 1 pimentão
  • 1 cebola
  • 300-400g de queijo coalho
  • 1 vidro de palmito
  • 200ml de creme de soja (parece creme de leite e, no supermercado, os dois costumam ficar na mesma prateleira)
  • 1 colher (sopa) de mostarda
  • 1 colher (sopa) de catchup
  • sal, alho e outros temperos (a gosto)
  • azeitonas (a gosto)
Pique os tomates, o pimentão e as cebolas e faça um molho (refogando-os com os temperos). Deixe cozinhar até o molho ficar denso (sem muito líquido)

Prove o tempero e acrescente o catchup e a mostarda (se quiser, também acrescente as azeittonas).

É possível substituir esse molho caseiro por um industrializado (no meu caso, optei pelo caseiro, por ser mais saudável e ficar mais fresco).

Pique os palmitos em rodelas e acrescente ao molho.



Corte o queijo coalho em cubos grandes e doure-o em uma frigideira anti-aderente (não é necessário usar óleo, gordura, etc.)

O queijo coalho é ideal para esta receita. Como dá para ver na foto ao lado, ele doura por fora, fica macio e não derrete/dissolve completamente (já me disseram que tem um tipo de queijo coalho que derrete e outro tipo que não derrete. Não sei diferenciar).




Acrescente o queijo coalho (já dourado) ao molho e acrescente o creme de soja, misturando bem.

Sirva acompanhado de batata palha e arroz branco.



Referências: Moo.ptAlmanaqueculinario.com.brTudogostosoReceitas.comRoche.pt

3 comentarios:

Guloso e Saudável dijo...

Chef,
Aqui em casa não temos mineiro, mas julgo que alguém ia correr atrás do queijo, é que somos contra violência... rsrs.
Muito interessante a receita, amei.
Abraço.
Vânia

Miriam dijo...

Olá Chef,

Adorei a sugestão, um refogado delicioso...e o prato montado perfeito!!!

Bom Fim de Semana!!!
Paz e Luz...
1000 Beijokinhas

Chef Wannabe dijo...

Vania e Miriam, como eu disse, quem fez essa receita foi a tia/madrinha de uma grande amiga. Ela (a tia/madrinha) é vegetariana e ainda falou de outras variações de strogonoff (de grão de bico, por exemplo). Imaginei que vocês pudessem gostar da ideia (mas esqueci de mencionar no post)

bjos