domingo, 18 de diciembre de 2011

Pirulito de frango e bacon

Advertência: se você tem nojo de ver carne crua, pode parar a leitura por aqui. Tem várias fotos de frango cru (e vídeos) neste post.

Fim de ano, época de rever amigos e de fazer festinhas 'cada um leva uma coisa de comer'. O meu petisco da vez foi este pirulito de frango (ou frango à fratura exposta, como um amigo carinhosamente apelidou).

A ideia veio dos primeiros 1'30'' do vídeo a seguir (o vídeo está em inglês, com o sotaque francês do chef Jacque Pepin, mas como a ideia é observar o procedimento, a barreira linguística não deve ser um problema):




Inicialmente, minha ideia era fazer um petisco frito, como do vídeo abaixo, mas restrições de tempo (e compromissos) me obrigaram a optar por fazer assado (porque assado, você deixa no forno, sai de casa e depois liga, dizendo "desliga o forno aí pra mim" e tudo fica resolvido.



Para este pirulito de frango, os ingredientes são, apenas:
  • Asas de frango
  • Creme de cebola
  • Fatias de bacon
Preparo
Vou colocar algumas fotos do procedimento aqui e, em caso de dúvida, basta dar uma olhada nos vídeos.


Para esta receita, a gente usa a parte intermediária da asa (que tem um nome, mas esqueci qual é). Comece, como sempre, lavado a asa (com água e vinagre, ou água e limão).

Não usei a parte mais gorda da asa (que é conhecida como coxinha da asinha) - essa, pode tirar fora e guardar.... ou, se você for mais esperto que eu, você já compra a asa de frango sem essa coxinha (também dá para fazer pirulitos com a coxinha da asa, mas achei melhor usar só a parte intermediária mesmo.

A parte mais magra da asinha, você mantém, porque vai precisar dela para fazer uma alavanca para fazer os pirulitos.








Segure a parte mais magra da asa com uma mão e a parte intermediária com a outra. Dobre contra o sentido da articulação.

Os dois ossos do meio vão furar a carne (como disse meu amigo, fazendo uma fratura exposta).

Quando os dois ossos saírem, você pode cortar a parte menor da asa.



Dos dois ossos que saíram, o mais fino você consegue retirar com facilidade (basta girar o osso no próprio eixo que ele se solta).






Em seguida, a carne ainda vai estar presa a uma das articulações. Dobre a carne sobre o osso (no sentido dessa articulação a que a carne está presa), formando um pirulito de carne.














Faça os pirulitos de asa, passe creme de cebola sobre as carnes e cubra com as fatias de bacon (caso ache necessário, fixe as fatias de bacon com palitos - no meu caso, não achei necessário).

Deixe descansar da noite para o dia e leve ao forno, até que o bacon esteja dourado. Finalize colocando pedaços de papel alumínio sobre os ossos, para sujar menos as mãos de quem for comer. 

E boas festas com seus amigos e familiares....

O mais próximo que eu chego de montar uma árvore de natal

4 comentarios:

Guloso e Saudável dijo...

Chef,
Receita muito boa, bem elaborada, engenhosa, gostei da técnica.
Bom domingo
Vânia

Chef Wannabe dijo...

Ei Vânia,

vi que você (quase) publicou uma receita de creme de milho, mas quando fui olhar, não tava lá. Fiquei doido pra ler a receita.

abração e bom domingo para você também!

www.amsk.org.br dijo...

A receita é boa, mas a árvore ficaria melhor depois de pronta...assada ou frita.

bjs das cozinheiras

Chef Wannabe dijo...

de verdade que eu não tive essa ideia de fazer uma arvorezinha depois que os pirulitos já estavam prontos

:(

brigado pela visita! voltem sempre!