viernes, 11 de noviembre de 2011

Moela na cerveja

Várias carnes são incompreendidas: são macias, muito saborosas e, ainda assim, são consideradas menos nobres e fazem muita gente torcer o nariz. A moela é uma dessas carnes (na minha lista ainda têm: língua, rabada, músculo...)

Aproveitando o feriado, farra entre amigos e etc., acabei fazendo esta moela na cerveja (para acompanhar cerveja). Sei que lembra bastante esta maminha, que fiz tem pouco tempo, mas eu gosto da combinação... e eu ainda tinha da cerveja ruim (que não merece ser bebida, nem receber propaganda gratuita, mas que dá para usar para cozinhar) em casa.

Ingredientes:
  • 1kg de moelas (limpas, lavadas em bastante água e depois lavadas em água com limão ou com vinagre)
  • 1 lata de molho de tomate
  • 1 latão (473ml) de cerveja
  • 1/2 pacote de creme de cebola
  • água (se necessário)
  • alho, salsão picado, sal, pimenta do reino e outros temperos a gosto

O preparo não poderia ser mais simples: em uma panela normal,  misture as moelas, o molho de tomate, o creme de cebola, o alho e a cerveja e leve para cozinhar. Mexa de tempos em tempos para evitar que agarre no fundo da panela (e/ou queime).

Deixe cozinhar, em fogo médio, até que a moela esteja macia e o caldo com uma densidade agradável (o que depende do gosto de cada um).

Misture o salsão, a pimenta e outros temperos a gosto. Deixe cozinhar por mais alguns minutos.

Se quiser que a moela fique pronta mais rápido, use panela de pressão (nesse caso, algumas dicas de segurança e observações).

Para concluir, sirva com pão. Uma sugestão é servir em um pão italiano (comprado), seguindo a ideia do Yeswecooking.com, que eu já tinha usado aqui (mas também dá para servir com fatias de pão de sal normal).

Outras Referências: TudogostosoMadeinchezmoiPodcomer.comNabiroskinhaOrapitangas

1 comentario:

Guloso e Saudável dijo...

Chef,
Concordo, algumas carnes "menos nobres" são quando bem preparadas, tão ou muito mais nobres que outras ditas "nobres".
Adoramos moelas, fazia na cerveja ou no vinho, a apresentação ficou linda.
Bom feriado
Vânia